OMC revê em forte baixa para 1,2% crescimento das trocas comerciais em 2019

  • Lusa
  • 1 Outubro 2019

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reviu em forte baixa, de 2,6% em abril para 1,2%, as perspetivas de crescimento das trocas comerciais globais em 2019.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reviu esta terça-feira em forte baixa, de 2,6% em abril para 1,2%, as perspetivas de crescimento das trocas comerciais globais em 2019.

Na atualização das perspetivas publicadas, a OMC também reviu em baixa as previsões de crescimento para 2020, ainda que não tão bruscamente, de 3% há seis meses para 2,7%. A OMC refere que estes recuos se devem às crescentes tensões entre grandes economias como a China e os Estados Unidos e as incertezas associadas ao Brexit.

“As crescentes tensões comerciais e a travagem da economia global levaram os economistas da OMC a baixar bruscamente as suas perspetivas”, sublinha a organização no site oficial.

Segundo os técnicos da OMC, outros fatores também levaram à redução das previsões, incluindo as mudanças de política monetária nas economias desenvolvidas ou as dúvidas na União Europeia perante uma possível saída do Reino Unido sem acordo.

A OMC também adverte que o prolongamento destas tensões e incertezas poderia levar a um crescimento das trocas ainda menor, de apenas 0,5% este ano. Do outro lado da balança é referido que uma dissipação das dúvidas – por exemplo, com um acordo entre a China e os Estados Unidos ou uma solução negociada para as tensões no Reino Unido — poderia supor um aumento do comércio de 1,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMC revê em forte baixa para 1,2% crescimento das trocas comerciais em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião