Ifo apela para fim da atribuição de subsídios à Airbus e à Boeing

  • Lusa
  • 4 Outubro 2019

O instituto alemão Ifo considera que os subsídios sobrecarregam o setor público, bem como, causam "danos consideráveis à indústria de exportação europeia".

O instituto alemão Ifo pediu esta sexta-feira o fim da atribuição de subsídios à Airbus e à Boeing, depois de a Organização Mundial do Comércio (OMC) ter declarado que os atuais subsídios atribuídos à Airbus são ilegais.

Os principais donos da Airbus – Alemanha, França e Espanha – deviam negociar com os Estados Unidos para pôr fim a todos os subsídios atribuídos às construtoras de aviões civis“, afirma Martin Braml, especialista em comércio internacional do instituto alemão.

“Agora, o fracasso de deixar de dar subsídios não apenas sobrecarrega o setor público, como também causa danos consideráveis à indústria de exportação europeia“, defende o especialista.

Tendo em conta que a OMC decidiu em março passado que os Estados Unidos também subsidiavam ilegalmente a Boeing, há uma boa oportunidade de alcançar um acordo para eliminar completamente todos os subsídios, adianta o Ifo.

“A União Europeia (UE) deve primeiro esperar por novas decisões sobre a Boeing e não responder imediatamente com retaliações, pois isso desnecessariamente alimentaria conflitos comerciais”, acrescenta Braml.

Recentemente, a OMC autorizou os Estados Unidos a imporem tarifas à Europa no valor de 7.500 milhões de dólares, em resposta aos subsídios que os Governos europeus concedem à Airbus.

As taxas aduaneiras dos Estados Unidos – que incluem, entre outras, tarifas de 10% para aviões e de 25% para produtos agrícolas – vão ser ativadas a partir de 18 de outubro.

A UE assegurou que se os Estados Unidos decidirem impor sanções comerciais adotará represálias e considerou esta adoção uma medida contraproducente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ifo apela para fim da atribuição de subsídios à Airbus e à Boeing

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião