“Não houve desastre nenhum”. Rio assume lugar de deputado

O presidente do PSD reage aos resultados das legislativas deste domingo, onde teve uma má votação, e viu a líder do CDS abrir a sucessão no partido.

O líder do PSD defendeu este domingo que o partido teve um resultado “praticamente idêntico” ao de 2015 e justificou que o resultado de 28,02%, até agora conhecido, “não há uma grande derrota. Isso era o que estava profetizado. Não houve”. Rio vai assumir o lugar de deputado no Parlamento.

“O PSD não atingiu o seu principal objetivo. Mas se analisarmos as circunstâncias, este resultado foi positivo”, disse Rui Rio, rejeitando que o PSD tenha tido o pior resultado de sempre.

Apesar de assinalar as condicionantes internas e externas para o resultado deste domingo, reconheceu que o primeiro responsável para o bem e para o mal é o próprio. Rio foi muito crítico do papel da comunicação social durante a campanha, acreditando que as sondagens contribuindo para “desmotivar” o voto no PSD e “galvanizar”.

Rio disse também que em face dos resultados finais e do que o PS vier a decidir, o PSD vai reunir os órgãos do partido para analisar o cenário de governabilidade que Portugal terá.

O presidente do PSD rejeitou que haja um tabu sobre a sua continuidade à frente do partido – lembrando que faz sempre uma ponderação. Sobre as condições para o próximo Governo fazer reformas estruturais insistiu que está “disponível”, lembrando que sempre tem defendido esse posicionamento.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não houve desastre nenhum”. Rio assume lugar de deputado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião