Portugueses “não iriam achar graça nenhuma” à esquerda deixar cair Governo, diz Carlos César

  • ECO
  • 17 Outubro 2019

Carlos César defende que o Governo não deveria convocar eleições antecipadas, a não ser "numa situação de bloqueio".

Carlos César mostrou-se confiante de que o Governo irá durar os quatro anos da legislatura, sendo que apenas numa situação de “bloqueio” se poderia convocar eleições antecipadas. O presidente do PS diz que os portugueses não aceitariam bem que os partidos da esquerda deixassem “cair” o Executivo, depois de ter pedido os votos para evitar a maioria absoluta dos socialistas.

“A penalização sobre quem ponha em causa a estabilidade política é muito grande por parte dos portugueses”, indicou o presidente do PS, em entrevista à RTP (acesso livre). “Os portugueses não iriam achar graça nenhuma a quem disse ‘deem-me votos para eu segurar este Governo’ depois deixá-lo cair”.

Questionado sobre se o PS poderá ser tentado a convocar eleições antecipadas para obter maioria absoluta, Carlos César reiterou que o partido “não o deve fazer”, a não ser que se verificasse uma “situação de bloqueio”.

Já no que diz respeito aos acordos com outros partidos, perante a possibilidade de se juntar apenas ao Bloco, o líder do PS apontou que não queria deixar de fora os restantes. “Fazer um acordo com o Bloco de Esquerda era um pouco como fazer uma coligação de interesses à margem dos restantes partidos que também estávamos a tentar convocar para estes próximos quatro anos”, disse.

“A posição do PS é normal, não destruímos o espírito da geringonça, recusámo-nos a circunscreve-la a dois partidos”, sublinhou. Quanto ao PCP, que não queria acordo escrito, explicou que o que partido propôs foi “um acordo sem acordo escrito, o que vale é a nossa palavra, e estamos disponíveis para, sem papéis, fazermos aquilo que antes fazíamos”.

(Notícia corrigida com a referência de Carlos César de que os portugueses “não iriam achar graça nenhuma” se os partidos da esquerda deixassem cair o Governo e não o PS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses “não iriam achar graça nenhuma” à esquerda deixar cair Governo, diz Carlos César

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião