Experiência dos auditores e horas de trabalho vão ajudar a avaliar qualidade das auditorias

CMVM acabou de lançar um guia para avaliar a qualidade das auditorias. Documento está em discussão pública até dia 15 de novembro.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) acabou de lançar o modelo para avaliar as auditorias. Chama-se “Guia de aplicação de Indicadores de Qualidade da Auditoria” e trata-se de um modelo composto por oito indicadores, incluindo anos de experiência e formação das equipas de auditores, horas despendidas no trabalho de auditoria, entre outros critérios.

O documento está ainda em fase de discussão pública, com o regulador liderado por Gabriela Figueiredo a receber contributos até ao próximo dia 15 de novembro, segundo divulgou a CMVM esta segunda-feira.

Com este guia, a CMVM quer “definir e selecionar indicadores e métricas de qualidade da auditoria adaptado às exigências do nosso mercado e tendo em consideração as melhores práticas nesta matéria a nível internacional”.

Os “oito indicadores permitem obter informação útil sobre vários fatores que contribuem para a qualidade da auditoria, numa perspetiva da firma de auditoria ou do projeto de auditoria”, diz a CMVM. “Cada um destes indicadores desdobra-se em métricas”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Experiência dos auditores e horas de trabalho vão ajudar a avaliar qualidade das auditorias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião