Revista de imprensa internacional
As eleições na Argentina dominam os jornais internacionais, no dia em que se sabe que Hong Kong está em recessão. No campo empresarial, o destaque são a Amazon e o negócio entre LVMH e Tiffany.
Em plena crise económica, a Argentina votou para tirar Mauricio Macri da presidência, enquanto Hong Kong cai em recessão. As contas da Amazon, que anunciou uma quebra nos lucros pela primeira vez em dois anos, e a proposta de compra da Tiffany pela Louis Vuitton também se destacam nos jornais internacionais desta segunda-feira.
Financial Times
Partido de Perón de regresso ao poder na Argentina
Mauricio Macri admitiu a derrota nas eleições presidenciais deste domingo na Argentina. Alberto Fernández, de 60 anos, venceu as eleições com 48% dos votos, enquanto a coligação de centro-direita de Macri conseguiu 40,5%. O resultado eleitoral determina o regresso ao poder do partido de Juan Domingo Perón, que governou a terceira maior economia da América Latina em 24 dos últimos 30 anos. “Os tempos que se avizinham não serão fáceis”, disse Fernández. “Estamos de volta!”.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado e conteúdo em inglês).
Reuters
Protestos nas ruas levam Hong Kong para recessão
Hong Kong caiu em recessão, com a economia a ser penalizada por cinco meses consecutivos de protestos contra o Governo. O anúncio foi feito pelo secretário financeiro da cidade, Paul Chan. “O impacto (dos protestos) na nossa economia é compreensível”, disse, acrescentando que as estimativas preliminares do PIB, que serão divulgadas na quinta-feira, irão demonstrar dois trimestres consecutivos de contração, ou seja, em recessão técnica. Chan acrescentou que será “extremamente difícil” que a projeção do Governo de um crescimento entre 0% e 1% este ano seja cumprida.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre e conteúdo em inglês).
Expansión
Amazon sacrifica lucros para investir em entregas ultra-rápidas
A Amazon está disposta a sacrificar os lucros para manter a vantagem competitiva associada à redução do tempo de entrega dos produtos. O lucro da gigante de comércio eletrónico caiu pela primeira vez quase dois anos depois de os gastos com logística dispararem. No trimestre terminado em setembro, a empresa registou um resultado líquido de 2.130 milhões de dólares (1.922 milhões de euros), menos 26% que no período homólogo e abaixo do consenso dos analistas. Anunciou que vai gastar mais de 2.000 milhões de euros no segundo semestre do ano para sustentar o serviço de entregas gratuita em 24 horas.
Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre e conteúdo em espanhol).
Bloomberg
Bernard Arnault confirma interesse da Louis Vuitton em comprar joalheira Tiffany
A empresa francesa Louis Vuitton quer comprar a Tiffany, num dos maiores negócios de sempre do setor do luxo. A notícia tinha sido avançada no fim de semana e o interesse foi esta segunda-feira confirmado pelo CEO da LVMH, Bernard Arnault, que clarificou que está em negociações com a Tiffany. O grupo francês oferece 120 dólares por ação (mais 22% que o valor de fecho das ações na sexta-feira), num negócio avaliado em 14,5 mil milhões de dólares.
Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado e conteúdo em inglês).
Cinco Días
Espanhola Camper usa impressão 3D para acelerar o processo de design de calçado
A multinacional espanhola de calçado Camper recorreu à impressão 3D para otimizar todo o processo de design das suas coleções. A empresa, que cria cerca de 500 modelos de sapatos diferentes por estação, está a usar dois modelos de impressoras da empresa catalã BCN3D para aumentar a criatividade dos designers e engenheiros, algo que esperam que se traduza em maiores vendas.
Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre e conteúdo em espanhol).
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