Municípios com excedente de 466 milhões de euros em 2018

  • Lusa
  • 30 Outubro 2019

“Pelo quinto ano consecutivo” os municípios portugueses registam um excedente, sublinha Manuel Machado. As câmaras são “o único subsetor da Administração Pública” que gera excedente, diz.

Os municípios registaram em 2018 um excedente de 466 milhões de euros, disse esta terça-feira o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado.

Pelo quinto ano consecutivo” os municípios portugueses registam um excedente, sublinhou Manuel Machado, que também é presidente da Câmara de Coimbra, em declarações à agência Lusa. Os municípios são “o único subsetor da Administração Pública” que gera excedente, lucro de exercício, destacou.

Estes e outros indicadores do “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018” – que é apresentado na quarta-feira, em Lisboa – “recomendam que haja uma nova perspetiva de olhar o poder local democrático e a encarar medidas para dignificar e exercício desta função”, sustenta.

“Os municípios e os autarcas são, muitas vezes, maltratados”, designadamente porque se “confunde a árvore com a floresta”, acrescenta.

“A média europeia de cidadãos por município é de 27 mil habitantes e em Portugal é de 33 mil” por concelho, salienta Manuel Machado, de acordo com dados da publicação da Ordem dos Contabilistas Certificados, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Tribunal de Contas e do Centro de Investigação em Ciência Política a Universidade do Minho.

“Apenas cinco países da União Europeia apresentam valores [da dimensão demográfica por município] superiores a Portugal: Dinamarca, Holanda, Irlanda, reino Unido e Suécia”, sublinha o presidente da ANMP.

O peso da despesa municipal no âmbito do total da despesa da Administração Pública na Europa é, em média, de 23,8%, mas em Portugal é de 12,6% (só inferior na Grécia e na Irlanda), destaca ainda Manuel Machado.

Não menos significativo é o facto de o investimento municipal na Europa representar, em média, 36% do investimento público, considerado globalmente, mas em Portugal sobe para 52%, “valor que só é superado pela Finlândia, por França e pela Itália”, exemplifica ainda o presidente da Associação de Municípios, insistindo na necessidade de “encarar o poder local com outros olhos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Municípios com excedente de 466 milhões de euros em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião