Portugal vai ao mercado buscar entre 750 e 1.000 milhões de euros a 10 anos

Na próxima quarta-feira, o Tesouro português faz um leilão de dívida com maturidade a 10 anos. O IGCP vai tentar ir buscar até 1.000 milhões de euros.

O Tesouro português vai na próxima quarta-feira aos mercados tentar levantar entre 750 e 1.000 milhões de euros, com o objetivo de remunerar os investidores dentro de 10 anos, anunciou esta sexta-feira a agência que gere a dívida pública portuguesa.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 13 de novembro pelas 10:30 horas um leilão da OT com maturidade em 15 de junho de 2029, com um montante indicativo entre EUR 750 milhões e EUR 1000 milhões”, diz a nota enviada à comunicação social.

A 11 de setembro, Portugal foi ao mercado buscar 600 milhões de euros a 10 anos, tendo a taxa de colocação ficado em 0,264%. A procura foi 2,11 vezes superior à da oferta.

Portugal vai aos mercados numa altura em que tem conseguido financiar-se a juros baixos e aumentar a diferença face aos juros espanhóis, quando a instabilidade política no país vizinho tem levado a yield espanhola a tocar máximos.

O Governo português prevê que o ano feche com um rácio de dívida pública de 119,3% do PIB, melhor do que indicam as previsões da Comissão, mas ambos a apontar para uma correção face ao ano anterior.

(Notícia atualizada)

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai ao mercado buscar entre 750 e 1.000 milhões de euros a 10 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião