Lagarde pede à Europa para investir. Os recados da presidente do BCE no primeiro discurso

  • Lusa e ECO
  • 22 Novembro 2019

No seu primeiro discurso à frente do BCE, Christine Lagarde sinaliza continuidade das políticas de Mario Draghi, mas pede mais aos governos. Mais investimento público para aproveitar o momento.

A nova presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apelou esta sexta-feira à Europa para “inovar e investir” de forma a enfrentar os desafios económicos e climáticos. No seu primeiro discurso à frente da autoridade monetária, Christine Lagarde sinaliza a continuidade da política acomodatícia do BCE, mas acrescenta que ela será mais eficaz se a Europa complementar com mais investimento e as empresas a apostarem em aumento da produtividade.

Falando no seu primeiro discurso à frente do BCE, Lagarde insistiu na importância deste esforço, referindo que a Europa deve resolver os problemas de crescimento em casa e que as políticas orçamentais de cada Estado-membro são um “elemento-chave” para acelera o investimento público para um futuro “mais produtivo, mais digital e mais verde”.

Se os países europeus estimularem “o crescimento e o investimento nos setores produtivos da economia” irão conseguir responder o aumento da procura e manter-se competitivos a longo prazo, disse a responsável durante um congresso bancário em Frankfurt, citada pela France Presse (AFP).

Sobre política monetária, a sucessora de Mario Draghi referiu que o BCE vai continuar a suportar a economia. “Mas é claro que a política monetária pode atingir os seus objetivos mais rapidamente e com menos efeitos colaterais se outras políticas ajudarem a apoiar o crescimento paralelamente”, diz a presidente do BCE.

“O investimento é uma parte particularmente importante da resposta que tem de ser dada aos desafios atuais, porque ajuda na procura de hoje e na oferta de amanhã”, defende a líder do BCE, acrescentando, porém, que “uma procura interna forte também se apoia em níveis de investimento empresarial mais elevados e para isto o aumento da produtividade é igualmente importante. As empresas precisam de confiar no crescimento futuro se apostam em investimentos avultados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde pede à Europa para investir. Os recados da presidente do BCE no primeiro discurso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião