Governo bloqueia lei europeia sobre impostos de multinacionais

  • ECO
  • 23 Novembro 2019

Portugal está desde 2017 sem tomar uma decisão sobre a diretiva que permitiria saber quanto ganham e os impostos pagos pelas multinacionais, juntamente com Malta, Luxemburgo, Irlanda e Chipre.

O Governo português está a bloquear, juntamente com vários Estados-membros, uma lei europeia que pretender tornar conhecida a situação fiscal das grandes empresas multinacionais com operações na Europa, não tomando posição sobre a proposta no Conselho da União Europeia desde 2017, avança o Diário de Notícias.

De acordo com uma investigação que junta jornalistas de oito países europeus, onde se incluem jornalistas do Diário de Notícias, Portugal tem bloqueado a decisão juntamente com Malta, Chipre, Irlanda e Luxemburgo — estes quatro com regimes fiscais considerados como privilegiados na Europa –, o que impede que a diretiva, que teve o apoio dos eurodeputados socialistas portugueses, de entrar em vigor.

Em resposta ao jornal, o Governo diz que está a manter uma postura de observação e que não há uma tomada de posição a nível europeu sobre este processo. A proposta de diretiva foi aprovada pela Comissão Europeia em 2016 e aprovada pelo Parlamento Europeu em 2017.

Segundo o jornal, Portugal tem defendido que a medida só possa ser aprovada por unanimidade no Conselho da União Europeia, o que se torna mais complicado considerando a oposição dos restantes países que estão a bloquear a entrada em vigor da diretiva e que têm sedeadas no seu país muitas destas multinacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo bloqueia lei europeia sobre impostos de multinacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião