Onde estão, quantos empregos geram, que riqueza produzem e quanto pagam? Retrato das multinacionais que estão em Portugal
O INE publicou um retrato das multinacionais que abriram uma filial em Portugal. São mais de 6.800 e empregam quase meio milhão de pessoas. Salários pagos pelas empresas nacionais aproximam-se.
Lisboa, Lisboa, Lisboa. As multinacionais que abriram uma filial em Portugal escolheram em mais de metade dos casos a área metropolitana de Lisboa. É pelo menos nesta zona que se localizam 57,9% das multinacionais no território nacional. Na ponta oposta estão os Açores, onde ficam apenas 0,3% destas empresas.
E se é em Lisboa que se localizam a maior parte das empresas, é também nesta área metropolitana que elas empregam mais trabalhadores. Mais de 68% da mão-de-obra gerada pelas multinacionais está na área metropolitana de Lisboa e mais de 67% da riqueza produzida fica lá.
Ao mesmo tempo que estão distribuídas de forma desigual pelo território nacional, as multinacionais contribuem para o pagamento diferenciado de salários quando comparado com as remunerações pagas pelas empresas nacionais.
A remuneração média mensal nas multinacionais, em 2018, foi de 1.354 euros, ao passo que nas empresas nacionais foi de 966 euros.
Mas esta diferença estreitou-se face ao ano anterior e, se feitas as contas face a 2010, o salário pago no ano passado cresceu, pela primeira vez, mais nas empresas nacionais do que nas multinacionais (5,5%, contra 5,4%). Entre 2010 e 2017, o salário pago pelas empresas nacionais tinha aumentado 2,8%, enquanto nas multinacionais tinha subido 5,5%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Onde estão, quantos empregos geram, que riqueza produzem e quanto pagam? Retrato das multinacionais que estão em Portugal
{{ noCommentsLabel }}