Tribunal dos EUA rejeita taxa antidumping aplicada à Navigator. Ações sobem 2%

Tribunal norte-americano obrigou o governo a reavaliar uma taxa de imposto que aplica a produtos exportados pela Navigator. As ações da papeleira subiram mais de 2% em Lisboa.

O Tribunal do Comércio Internacional dos EUA obrigou as autoridades norte-americanas a reavaliarem a taxa de imposto aplicada a alguns produtos de papel exportados pela Navigator NVG 0,67% para aquele mercado, segundo avança a Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Os EUA mantêm uma taxa antidumping sobre importações portuguesas de papel não revestido, que é usado no papel de escritório e de impressão de livros, manuais, brochuras, entre outros.

Em agosto do ano passado, a Navigator foi informada pelo Departamento do Comércio dos EUA de que a taxa a aplicar retroativamente nas vendas de papel para o mercado americano, no período entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017, seria de 37,34%. Mas este valor foi entretanto revisto para 1,75%.

Agora, segundo uma decisão daquele tribunal de 22 de novembro, o Governo americano terá de apresentar uma melhor justificação para a taxa aplicada à papeleira que vai ser liderada por António Redondo. Ou então terá de alterar o seu valor novamente. De acordo com a Bloomberg, o departamento do comércio tem até 20 de fevereiro para contrapor, sendo que a taxa final a aplicar às vendas da Navigator terá de ser aprovada pelo tribunal.

A questão da taxa antidumping não é nova. O processo teve início em 2015, quando foi determinada uma taxa de 29,53%. O valor tem vindo a sofrer várias alterações ao longo do tempo, com a Navigator a defender que não existem fundamentos para a aplicação de medidas desta natureza às vendas dos seus produtos nos EUA.

As ações da Navigator somaram 2,27% para 3,606 euros. Na passada sexta-feira, a empresa anunciou ao mercado um novo CEO e um dividendo extra de 13,94 cêntimos.

(Notícia atualizada às 17h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal dos EUA rejeita taxa antidumping aplicada à Navigator. Ações sobem 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião