Revista de imprensa internacional

A Huawei decidiu avançar para tribunal contra o regulador norte-americano das comunicações. Sánchez e Iglesias aceleram conversas para tentar formar Governo antes do Natal.

A fabricante chinesa Huawei decidiu avançar para tribunal contra o regulador norte-americano das comunicações. Por Espanha, os líderes do PSOE e do Unidas Podemos querem acelerar as negociações para formarem um Governo ainda antes do Natal. No Reino Unido, a produção automóvel deverá ser apenas metade do previsto no próximo ano, devido aos efeitos do Brexit. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

The Wall Street Journal

Huawei avança para tribunal contra regulador norte-americano das comunicações

Na semana passada, a Federal Communications Commission considerou a Huawei uma “ameaça à segurança nacional” dos EUA, uma decisão que excluiu a tecnológica chinesa do programa de subsídios federais para desenvolver redes no país. Mas a Huawei decidiu não se conformar com a decisão e vai mesmo avançar em tribunal contra o regulador norte-americano das comunicações. Além disso, tem reforçado o investimento no lóbi em Washington, enquanto tenta travar as acusações dos EUA de que a empresa pode ser usada como veículo de espionagem pelo regime chinês.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

El Confidencial

Sánchez e Iglesias aceleram para formar Governo antes do Natal

Pedro Sánchez, do PSOE, e Pablo Iglesias, do Unidas Podemos, tencionam acelerar as negociações com vista a formarem um Governo em Espanha ainda antes do Natal. Os principais pontos já estarão fechados, com Sánchez a assumir o cargo de primeiro-ministro e Iglesias, eventualmente, a ser vice-primeiro-ministro do país. Faltam ainda negociar alguns detalhes, mas poderá ser “uma questão de dias” até o acordo estar formalizado.

Leia a notícia completa no El Confidencial (acesso livre, conteúdo em espanhol).

CNN

Brexit pode cortar para metade produção automóvel no Reino Unido

Os efeitos do Brexit continuam a ser calculados, e atingem também o mercado automóvel. A produção de automóveis no Reino Unido já tem vindo a cair e, com as limitações, a produção anual poderá ser reduzida para apenas um milhão de carros, cerca da metade do que a indústria previa para 2020. O número de veículos produzidos no Reino Unido caiu 4% em outubro, sendo que nos últimos 17 meses, só em um não se registou um recuo.

Leia a notícia completa na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês).

Associated Press

Balanço de mortos depois de sismo na Albânia sobe para 49

Dois dias depois de um sismo ter abalado a Albânia, as equipas de resgate continuam a procurar pelos escombros, mas a esperança de encontrar sobreviventes já não é muita. O tremor de terra, que teve uma magnitude de 6,4 na escala de Richter, fez mais de dois mil feridos e pelo menos 49 mortos, de acordo com o balanço mais recente feito pelo primeiro-ministro, Edi Rama. O maior número de mortes (25) foi registado na cidade turística de Durres, na costa do Adriático, seguida pela cidade de Thumana (23) e Kurbin (uma), norte Tirana. Haverá ainda pelo menos 45 desaparecidos.

Leia a notícia completa na Associated Press (acesso livre, conteúdo em inglês).

BBC

Apple apaga perfil de Jony Ive do site da marca

A Apple apagou do site da marca o perfil de Jony Ive que surgia entre os membros da equipa executiva da empresa, uma decisão que surge depois de o famoso designer ter anunciado que iria abandonar a Apple, sem revelar quando. Jony Ive foi o homem que desenhou produtos icónicos como o iPhone, o iPad ou o iPod. Ive fundou uma empresa própria, a LoveFrom, da qual a Apple irá ser uma das principais clientes.

Leia a notícia completa na BBC (acesso gratuito, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião