Corticeira Amorim aprova dividendo extraordinário. Acionistas recebem 8,5 cêntimos a 19 de dezembro

A empresa liderada por António Rios Amorim vai usar reservas para distribuir um total de 11,3 milhões de euros. Acionistas aprovaram a proposta esta segunda-feira em assembleia geral.

Os acionistas da Corticeira Amorim vão receber um dividendo extraordinário ainda este ano. Em assembleia geral extraordinária, os acionistas aprovaram esta segunda-feira a distribuição de 8,5 cêntimos, brutos, por cada ação, a serem pagos a 19 de dezembro. A empresa vai usar reservas para distribuir um total de 11,3 milhões de euros.

“De acordo com o deliberado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada hoje, dia 2 de dezembro de 2019, torna-se público que, a partir do dia 19 de dezembro de 2019, serão colocados à disposição dos senhores acionistas os seguintes dividendos extraordinários”, anunciou a Corticeira Amorim em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os títulos deixam de dar direito ao dividendo a 17 de dezembro.

Especifica que, para investidores de retalho, ao dividendo ilíquido 8,5 cêntimos por ação, é aplicada uma taxa de 28% em sede de IRS, resultando num dividendo líquido 6,12 cêntimos. Já para pessoas coletivas, os 25% aplicados no IRC, resultam num dividendo líquido 63,75 cêntimos por ação.

“Os senhores acionistas que não tenham ainda procedido à conversão das suas ações tituladas em ações escriturais não poderão exercer o respetivo direito a dividendos até que efetuem a referida conversão, sendo tais dividendos pagos logo que efetuada a conversão”, alerta a empresa.

A decisão foi tomada quase um mês depois de a empresa liderada por António Rios Amorim anunciar uma quebra de 7,1%, para 54,4 milhões de euros, nos lucros entre janeiro e setembro. A Corticeira Amorim faturou, por outro lado, mais cresceu 3,2% nesse período, para um total de 603 milhões de euros. O dividendo extraordinário está a dar entusiasmo aos títulos no PSI-20, que seguem a valorizar 1,3% para 11,04 euros, no valor mais elevado em mais de um ano.

Corticeira ultrapassa os 11 euros pela primeira vez desde outubro de 2018

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim aprova dividendo extraordinário. Acionistas recebem 8,5 cêntimos a 19 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião