Bolsas europeias disparam após vitória de Boris Johnson e acordo comercial EUA/China

Principais índices bolsistas do Velho Continente somam ganhos de 1%, após vitória dos conservadores nas eleições no Reino Unido e o alcance de acordo entre EUA e China sobre a guerra comercial.

A vitória de Boris Johnson nas eleições do Reino Unido e a chegada a acordo entre os EUA e a China sobre a guerra das tarifas está a ditar fortes ganhos nas bolsas europeias nesta sexta-feira, incluindo a nacional. Os principais índices bolsistas do Velho Continente disparam mais de 1%, enquanto a libra dispara para máximos de mais de três anos. Em Lisboa, o dia também é de ganhos, com o BCP a suportar a praça bolsista nacional: acelera 3%.

O índice Stoxx 600, referência para as ações europeias, a par do FTSE 100, índice bolsista britânico, registam ganhos de 1%, enquanto em Lisboa o PSI-20 segue alinhado a subir 0,98%, para os 5.246,35 pontos.

Esta está a ser uma sexta-feira 13 que contradiz os supersticiosos, com a maioria absoluta garantida pelos conservadores nas eleições do Reino Unido a escancarar a porta a um Brexit ordenado e a servir de amuleto para os investidores europeus.

O facto de o presidente dos Estados Unidos ter aprovado esta quinta-feira, já depois do fecho da sessão, os termos para um acordo comercial parcial que vai permitir colocar um travão à entrada em vigor de um novo pacote de tarifas comerciais sobre as importações chineses já a partir de 15 de dezembro, também está a jogar a favor dos mercados.

A bolsa lisboeta também se deixa contagiar por essas boas notícias, com o BCP a ser o principal motor dos ganhos. As ações do banco liderado por Miguel Maya disparam 3,38%, para os 20,50 cêntimos.

Entre as maiores subidas, destaque ainda para sete títulos lusos que ganham acima de 1%. É o que acontece com a Altri, cujas ações ganham 2,91%, para os 6,015 euros, que pelo seu perfil exportador beneficiam do alívio do sentimento internacional. Já os CTT têm as suas ações a acelerar 1,95%, para os 3,34 euros.

(Notícia atualizada às 8:38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias disparam após vitória de Boris Johnson e acordo comercial EUA/China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião