EDP dispara para máximos desde 2008 e dá ganhos à bolsa de Lisboa

Bolsa portuguesa acumula quase 2% desde o início do mês, confirmando o rally do Pai Natal em Lisboa.

A bolsa portuguesa somou pela quarta sessão seguida, confirmando o bom mês de dezembro que vem registando. As elétricas do grupo EDP foram as estrelas da sessão. Esta segunda-feira, em dia marcado pela entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2020, o PSI-20 ganhou 0,34% para 5.221,06 pontos, o valor mais alto do último mês.

Tradicionalmente, dezembro é um mês de ganhos para as ações, num movimento que é conhecido como o rally do Pai Natal. Cumprida a primeira quinzena, este popular adágio entre os investidores está a concretizar-se: Lisboa acumula um ganho de quase 2% desde a primeira sessão do mês.

A sessão desta segunda-feira teve como protagonistas a EDP e a EDP Renováveis: avançaram 1,31% e 1,19% para 3,799 euros e 10,18 euros, respetivamente. A casa-mãe disparou para o valor mais elevado desde junho de 2008, numa altura em que está prestes a fechar a venda das barragens no Douro.

Ainda na energia, a Galp subiu 0,58% para 14,70 euros. A versão preliminar do Orçamento do Estado para 2020 abre a porta à descida da contribuição extraordinária sobre o setor energético. Também o BCP encerrou em alta de 0,45% para 0,2030 euros, consolidando os ganhos por cá.

EDP no valor mais alto em 11 anos

Lisboa ganhou, mas as valorizações foram modestas face ao que se passou lá por fora. O Stoxx 600 subiu 1,49%, por exemplo. Em Madrid, o IBEX-35 somou 1,28%. As praças em Paris, Frankfurt e Milão avançaram entre 0,8% e 1,3%.

“Tal como na Europa, o mercado nacional encerrou em alta, embora numa magnitude menor, num dia assinalado pela reação dos mercados financeiros ao acordo comercial entre os EUA e a China”, dizem os analistas do BPI no comentário de fecho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP dispara para máximos desde 2008 e dá ganhos à bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião