“Orçamento foi o mais rápido da história da democracia. Um sinal de coesão do Governo”, diz Centeno

Um orçamento com quatro pilares, segundo o ministro das Finanças. Resultados são "a face visível de um processo de crescimento e de consolidação da economia", diz.

Depois de entregar nas mãos de Ferro Rodrigues a proposta de Orçamento do Estado para 2020, o Ministro das Finanças Mário Centeno sublinhou que este foi “o mais rápido na história da democracia portuguesa”. Não adiantou se espera ou não que o documento seja aprovado na Assembleia da República, mas afirmou acreditar que é “difícil” que haja alguém que não se identifique com a proposta.

Nunca nenhum outro Orçamento foi feito tão rapidamente depois de um Governo ter tomado posse“, disse Mário Centeno aos jornalistas, “um sinal de coesão do Governo”, segundo o governante, em declarações transmitidas pelas televisões. Garantiu que o Governo pôs “o interesse dos portugueses à frente” e, por isso, não teve de negociar.

Centeno afirmou que o Orçamento do Estado para 2020 tem quatro pilares: as contas certas — é o primeiro em democracia que aponta para um excedente orçamental –, a par da aposta na saúde, nos jovens e no combate à pobreza.

“O ministro das Finanças de Portugal, tal como o Governo, não fugirá a estes quatro pilares. Não achamos que nenhuma se sobreponha às outras. Todas jogam harmoniosamente entre si, mas todos percebemos em Portugal que nenhuma das três é conseguida sem a primeira“, referiu Centeno.

O ministro lembrou que o cenário é de desaceleração económica (sendo que na última semana o Governo decidiu rever em baixa a projeção do Produto Interno Bruto no próximo ano para 1,9%) e que este é, por isso, um Orçamento “responsável”.

O responsável pelas Finanças entregou por volta das 23h30 a proposta de Orçamento do Estado para 2020 ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. Mário Centeno só irá apresentar o documento publicamente e explicar as opções do Governo em conferência de imprensa às 8h30 da manhã desta terça-feira pelo que não quis adiantar mais pormenores.

Questionado sobre as negociações com os restantes partidos (entre os quais o Iniciativa Liberal foi o único que já anunciou o chumbo), o governante socialista lembrou que o Executivo está em constante diálogo com os partidos. “Tenho algumas dúvidas que alguém não se reveja num orçamento como este“, acrescentou Centeno.

(Notícia atualizada às 23h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Orçamento foi o mais rápido da história da democracia. Um sinal de coesão do Governo”, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião