João Almeida promete “renovação” de dois terços nas listas a órgãos nacionais do CDS

  • Lusa
  • 25 Janeiro 2020

O candidato à liderança do CDS chegou ao congresso do partido "nada preocupado" com eventuais coligações contra si e prometeu renovar "pelo menos dois terços" das listas aos órgãos nacionais.

O deputado e candidato a líder do CDS João Almeida chegou este sábado ao 28.º congresso do partido “nada preocupado” com eventuais coligações contra si e prometeu renovar “pelo menos dois terços” das listas aos órgãos nacionais.

Esse número, afirmou, “é revelador sobre a continuidade” de que os seus adversários o acusam, afirmou João Almeida, à chegada ao pavilhão onde vai decorrer, até domingo, o congresso da sucessão de Assunção Cristas, que vai abandonar a liderança depois dos maus resultados das legislativas de outubro de 2019.

Questionado sobre se receia coligações contra si, feitas pelos seus oponentes, Almeida respondeu com um sorriso e três palavras: “Nada, absolutamente nada”.

Cinco candidatos disputam hoje a liderança do CDS: Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento (TEM), o deputado e porta-voz João Almeida, o antigo parlamentar Filipe Lobo d’Ávila, do grupo “Juntos pelo Futuro”, o ex-presidente da concelhia de Viana do Castelo, Carlos Meira, e o líder da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos.

O programa do Congresso, no qual são esperados cerca de 1.400 delegados, começa hoje com o discurso de despedida de Assunção Cristas, a ex-ministra da Agricultura que sucedeu a Paulo Portas como presidente, em 2016, e que anunciou a sua saída na noite das legislativas de outubro de 2019, quando o CDS perdeu 13 deputados, e ficou reduzido a cinco, com 4,2% dos votos.

Um dos momentos decisivos do Congresso é a votação das moções dado que é uma espécie de primeira volta para escolher o líder. E quem vencer, por norma, apresenta uma lista candidata à comissão política nacional e demais órgãos do partido.

Comentários ({{ total }})

João Almeida promete “renovação” de dois terços nas listas a órgãos nacionais do CDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião