Brexit: AICEP considera que empresas portuguesas “estão claramente a par dos riscos”

  • Lusa
  • 27 Janeiro 2020

"Creio que as empresas estão claramente a par dos riscos que estão em cima da mesa", diz Luís Castro Henriques.

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) diz à Lusa que as empresas portuguesas “estão claramente a par dos riscos” do Brexit e reiterou que estas devem ter uma “estratégia de diversificação” preparada.

Sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, mais conhecida por Brexit, Luís Castro Henriques sublinhou que a AICEP fez “um conjunto de atividades muito grande e de divulgação durante todo este período pelo país fora, com associações e diversos setores”.

Por isso, “creio que as empresas estão claramente a par dos riscos que estão em cima da mesa”, considerou o responsável.

Luís Castro Henriques apontou três aspetos a que as empresas devem estar atentas no âmbito do Brexit.

“O primeiro aspeto fundamental é qual vai ser o enquadramento tarifário futuro”, ou seja, dentro de dois anos, quando o processo acabar, como se espera.

“E que impacto é que isso terá para mim”, enquanto empresa, prosseguiu.

O segundo aspeto “que é preciso ter em conta é qual a perspetiva que se faz da evolução da economia britânica e que impacto é que isso tem para a libra”, salientou.

Isto porque as empresas vão estar a receber em libras. Além disso, é preciso não esquecer que, “há dois anos, quando começou a andar o processo, com alguma turbulência, houve muitas empresas portuguesas que tiverem efeito de câmbio”, recordou Luís Castro Henriques.

Por último, o terceiro aspeto, ao qual a AICEP “tem dado a maior tónica de todas” e que é “absolutamente fundamental”, é ter “uma estratégia de diversificação preparada e pronta”.

Este é um caminho “que hoje em dia muitas empresas já o fazem”, sublinhou o gestor.

Acima de tudo, é “fundamental que as empresas tenham preparado o seu plano de diversificação” perante a eventualidade de um Reino Unido que venha a atravessar “um período menos certo” em termos de padrão de consumo e comportamento económico, rematou.

As exportações de bens portugueses para o Reino Unido abrandaram 0,2% até novembro, face a igual período de 2018, para 3.383 milhões de euros, enquanto as importações subiram 13,2% para 1.972 milhões de euros.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), até novembro do ano passado, o saldo da balança comercial era positivo para Portugal em 1.411 milhões de euros.

O Reino Unido é o quarto cliente de Portugal e o seu oitavo fornecedor.

Portugal é o 31.º cliente do Reino Unido e seu 27.º fornecedor, de acordo com dados do ITC – International Trade Centre.

Em 2018, havia 3.033 empresas portuguesas a exportar para o Reino Unido, mais 129 (2.904) do que em 2017, seguindo a tendência dos últimos anos.

A saída do Reino Unido da UE está prevista para 31 de janeiro, às 23h00 locais (mesma hora em Lisboa), iniciando-se então um período de transição até 31 de dezembro de 2020, durante o qual os britânicos continuarão a aplicar e a beneficiar das regras europeias, mas sem estarem representados nas instituições europeias.

Em 15 de janeiro de 2019, o Governo anunciou que iria disponibilizar 50 milhões de euros para apoiar as empresas portuguesas que exportam para o Reino Unido, para mitigar o impacto da saída do país da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: AICEP considera que empresas portuguesas “estão claramente a par dos riscos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião