Minority Denim tinge roupa com folhas de eucalipto, café, casca de cebola e rúbea

A Minority Denim acaba de desenvolver o projeto BioTint. Um sistema de tingimento natural feito à base de desperdícios orgânicos e sem recurso a produtos químicos.

A moda e a sustentabilidade andam, cada vez mais, de mãos dadas. De forma a reduzir o impacto ambiental, Diogo Aguiar, CEO da Minority Denim, desenvolveu um processo capaz de tingir roupa através de desperdícios orgânicos.

Chama-se BioTint e tem como missão utilizar materiais orgânicos como folha de eucalipto, café usado, casca de cebola, rúbea, sementes de árvores e transforma-los em tingimentos naturais para têxteis de várias cores.

“O feedback está a ser incrivelmente positivo, porque isto vai muito mais além da questão da sustentabilidade. São resíduos que à partida não teriam valor acrescentado na economia e nós voltamos a dar uma segunda via a estas matérias-primas no tingimento das peças”, refere ao ECO, Diogo Aguiar, CEO da Minority Denim.

Através deste processo inovador, sem recursos a produtos químicos, a empresa conseguiu obter uma paleta de nove cores para tingimento natural. Rosa, laranja, amarelo são algumas das cores que já estão testadas. Diogo Aguiar adiantou que já estão em desenvolvimento cinco novas cores.

O jovem empreendedor de 34 anos contou ao ECO que o BioTint começou a ser desenvolvido há três anos e está no mercado desde o início deste ano. A Minority Denim foi fundada em 2015, está localizada em Vila Nova de Famalicão, conta com três colaboradores e um laboratório de desenvolvimento na área têxtil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Minority Denim tinge roupa com folhas de eucalipto, café, casca de cebola e rúbea

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião