Líder do Banco Mundial diz que previsão de crescimento para 2020 baixará devido ao coronavírus

  • Lusa
  • 4 Fevereiro 2020

A previsão de crescimento da economia mundial vai ser revista em baixa ,"pelo menos para a primeira metade de 2020" devido ao coronavírus, advertiu o presidente do Banco Mundial.

A previsão de crescimento da economia mundial vai ser revista em baixa devido ao novo coronavírus que surgiu na China, advertiu esta terça-feira o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

A previsão (de crescimento da economia mundial) vai baixar, pelo menos para a primeira metade de 2020, em parte devido à China (afetada pelo vírus), em parte devido às cadeias de abastecimento”, declarou Malpass, num debate com a antiga presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen, promovido por um centro de reflexão.

A instituição tinha anunciado no início de janeiro que esperava uma recuperação no crescimento mundial em 2020, apontando para 2,5% depois de 2,4% no ano passado.

Malpass assinalou que uma parte dos bens chineses são transportados (para outros países) em aviões comerciais de passageiros e muitas companhias aéreas suspenderam os voos de e para a China devido à epidemia.

Por sua vez, Janet Yellen espera que a atual situação tenha “um efeito significativo” no crescimento chinês, pelo menos no primeiro trimestre, podendo também refletir-se no segundo.

“E a China representa uma parte importante da economia mundial, o que deve ter um efeito de contágio” e alimentar a incerteza, acrescentou.

Mas Yellen acabou por sublinhar que no passado episódios semelhantes mostraram que os efeitos são significativos na economia a curto prazo, mas “a longo prazo, parecem ter um efeito relativamente pequeno”.

David Malpass lembrou que a ciência tem progredido e disse ter esperança numa resposta científica para dominar o vírus.

Na segunda-feira, o Banco Mundial exortou todos os países a “reforçarem a vigilância sanitária e as respostas dadas” à epidemia para conter a sua propagação.

O surto causado pelo novo coronavírus já provocou pelo menos 427 mortos, de acordo com números oficiais. Mais de 20 mil pessoas foram infetadas e o medo de uma maior propagação tem paralisado a China, com repercussões na economia mundial ainda difíceis de quantificar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder do Banco Mundial diz que previsão de crescimento para 2020 baixará devido ao coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião