Hoje nas notícias: Galp, Pinto da Costa e Função Pública
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Há mais detalhes conhecidos da investigação da Justiça espanhola que envolve António Vitorino, desta vez envolvendo a Galp. Ainda ao nível da Justiça, Pinto da Costa vê-se envolvido numa investigação do Ministério Público, suspeito de fraude e lavagem de dinheiro em negócios feitos com jogadores de futebol. Na Função Pública, os sindicatos continuam a debater-se por um aumento superior a 0,3%.
Galp pagou mais de 300.000 euros a suspeitos de corrupção
Entre 2008 e 2013, a Galp pagou quase 310.000 euros a Raúl Morodo e ao filho Alejo (genro de Dias Loureiro), os principais visados numa investigação da Justiça espanhola por suspeitas de corrupção no comércio internacional que envolve a petrolífera estatal venezuelana PDVSA. E é esta mesma investigação que também envolve o ex-ministro da Defesa português, António Vitorino. A Galp não é a única empresa portuguesa envolvida, já que uma parte dos cerca de 4,4 milhões de euros que terão sido desviados dos cofres da PDVSA terão saído de contas que a empresa tinha no BES. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Pinto da Costa suspeito de fraude e lavagem de dinheiro
O presidente do FC Porto está envolvido em um de cinco mega inquéritos abertos pelo Ministério Público e pelo Fisco por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. O processo-crime de Pinto da Costa é o que está mais avançado e resulta de oito inquéritos iniciados em 2018/2018, na sequência de negócios feitos já há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores, entre eles Jackson Martínez e Casillas. O Fisco estima que em causa poderão estar cerca de 20 milhões de euros. Leia a notícia completa na Sábado (acesso condicionado)
Aumento extra na Função Pública “é uma proposta provocadora”, diz Ana Avoila
A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública considera que uma subida de 0,3% dos salários dos funcionários públicos “são uma proposta provocadora“, depois de já ter referido tratar-se de algo insultuoso. Em entrevista conjunta ao Público e à Renascença, Ana Avoila refere que “o Governo sabe perfeitamente que, no ano passado, com os 635 euros se criou uma situação que é inaceitável e incomportável em termos de relações humanas dentro dos locais de trabalho” e que “635 para quem está há 30 anos e 635 para quem entra, não pode ser!”. Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)
Vinci fatura quase 900 milhões com aeroportos nacionais
São muitos os milhões de passageiros que passam chegam e partem dos aeroportos nacionais — 59,12 milhões –, gerando receitas cada vez maiores para a ANA – Aeroportos de Portugal. Só no ano passado, a Vinci Airports, que detém a concessão, arrecadou 894,54 milhões de euros em receitas, um aumento de 7% face ao ano anterior. Ao mesmo tempo, o EBITDA atingiu, em 2019, os 586,4 milhões de euros, valor que traduz um crescimento de 5,6% face ao registado nos mesmos 12 meses de 2018. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Deputados entregaram registos de interesses fora de prazo
Foram vários os deputados a entregar os registos de interesses fora de prazo — a data limite era 24 de dezembro –, um problema que alguns justificaram com problemas no software e outros com o cartão de cidadão. O secretário-geral da Assembleia da República diz que “não há consequência legal” nisto, quanto a Ferro Rodrigues, este diz ter entregue dentro do prazo estipulado e está atento. Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Galp, Pinto da Costa e Função Pública
{{ noCommentsLabel }}