Navigator tomba 5% após quebra de resultados. Lisboa contraria Europa

O PSI-20 terminou no vermelho, em contraciclo com os recordes da Europa, condicionado pelo tombo de 5% da Navigator, mas pelas perdas das cotadas do universo EDP e do BCP.

A bolsa nacional foi o “patinho feio” da Europa nesta quarta-feira. Após ganhar mais de 1% na sessão anterior, o PSI-20 não conseguiu acompanhar os fortes ganhos e recordes da Europa. O índice lisboeta não resistiu ao tombo de 5% da Navigator, mas também às perdas das cotadas do universo EDP e do BCP.

O PSI-20 desvalorizou 0,46%, para os 5.314,94 pontos com nove títulos no vermelho, um inalterado — a Sonae Capital, nos 76,20 cêntimos — e oito no verde. Já o Stoxx 600 somou 0,6%, para um nível recorde.

O rumo do índice bolsista lisboeta acabou por ser condicionado pela forte queda das ações da Navigator que arrastou atrás de si as restantes papeleiras. As ações da Navigator derraparam 4,88%, para os 3,234 euros, penalizadas por resultados aquém do esperado pelo mercado.

Navigator derrapa 5% em bolsa

A empresa revelou na terça-feira ao final do dia, um quebra de 25% nos seus lucros que justifica com a “forte queda dos preços da pasta de papel”. A Semapa, que controla a Navigator, acabou por ceder 1,41%, para os 12,58 euros. Já a Altri também acabou por ser contagiada por esse sentimento negativo, tendo as suas ações desvalorizado 2,87%, para os 5,59 euros, o segundo pior registo do PSI-20.

Mas a maior pressão negativa sobre o índice foi exercida pelos títulos do universo EDP. As ações da EDP Renováveis recuaram 2,1%, para os 12,12 euros, enquanto as da casa-mãe EDP perderam 1,23%, para os 4,645 euros.

Por sua vez, o BCP — outro peso pesado do PSI-20 — viu as suas ações desvalorizarem 0,78%, para os 19 cêntimos.

A impedir perdas mais dilatadas, esteve a Galp Energia. As suas ações tiveram o melhor registo da sessão ao valorizarem 2,15%, para os 14 euros, acompanhando a forte subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O preço do barril de Brent, referência para as importações nacionais, somava 3,39%, para os 55,84 dólares.

(Notícia atualizada às 17h01 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator tomba 5% após quebra de resultados. Lisboa contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião