Bancos estão focados em negócios mais rentáveis mas com mais risco

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2020

Moody's diz que banca portuguesa está hoje numa melhor situação. Mas notou que está a apostar em segmentos mais rentáveis como crédito ao consumo e PME, que têm mais risco.

A Moody’s considerou que os bancos portugueses estão hoje numa melhor situação, desde logo pela redução de crédito malparado, enquanto no negócio têm apostado em segmentos mais rentáveis, mas também mais arriscados, como crédito ao consumo.

Na conferência anual hoje em Lisboa, Maria Cabanyes, analista do setor financeiro da agência de rating, considerou que os bancos portugueses estão hoje numa melhor situação, com redução do crédito malparado e ativos problemáticos e melhoria da cobertura, e espera que haja convergência com a média europeia.

Contudo, ainda persistem problemas, entre os quais a menor eficiência dos bancos portugueses (analisada pelo rácio de custos face a receitas) e as pressões sobre a rentabilidade, que os bancos têm compensado com o foco em mais negócio em segmentos mais rentáveis.

“O que vemos é em linha com outros bancos da Europa. Estão focados em segmentos de mais rentabilidade, mas de maior risco, consumo e pequenas e médias empresas“, afirmou Maria Cabanyes.

Já Maria Jose Mori, analista que também acompanha o sistema financeiro, considerou ainda que os bancos portugueses estão “muito vulneráveis” às baixas taxas de juro, que são uma pressão sobre os lucros.

Analisando alguns bancos, considerou que a Caixa Geral de Depósitos e o BCP têm beneficiado dos planos de reestruturação levados a cabo.

Já o Santander Totta, referiu, é o banco com melhor desempenho na rentabilidade, destacando a integração que este fez do Banif e do Banco Popular Portugal.

Em novembro passado, a Moody’s diminuiu a perspetiva da banca portuguesa de ‘positiva’ para ‘estável’ devido ao abrandamento do crescimento económico no país e na zona euro.

Comentários ({{ total }})

Bancos estão focados em negócios mais rentáveis mas com mais risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião