Isabel dos Santos diz que deve à banca 180 milhões de euros e não 571 milhões

Dos 571 milhões de euros pedidos à banca, Isabel dos Santos assegura que já pagou 391 milhões de euros, estando em dívida 180 milhões de euros.

Isabel dos Santos garante que, dos 571 milhões de euros que pediu à banca para financiar as suas empresas, estão “por reembolsar 180 milhões de euros”. Em comunicado, a empresária angolana salienta ainda que, “em nenhum momento”, nenhuma das suas empresas “falhou um único pagamento das prestações desses créditos”.

Este fim de semana, o Expresso avançou que as empresas de Isabel dos Santos têm créditos de 570 milhões de euros junto da banca portuguesa, tendo o Banco de Portugal pedido às entidades que atualizem estes valores, de modo a que não haja “surpresas”.

Em reação, esta quinta-feira, a empresária diz que “em virtude das notícias infundadas que têm circulado” decidiu explicar que, ao longo dos últimos anos, as empresas europeias “maioritariamente” detidas por si “contraíram, em Portugal empréstimos bancários no valor de 571 milhões de euros”.

Desse valor, 391 milhões de euros já foram pagos, garante, estando por reembolsar 180 milhões de euros. “Em nenhum momento, qualquer das minhas empresas falhou um único pagamento das prestações desses créditos (bem como respetivos juros e comissões associados a cada um dos financiamentos”, acrescenta a empresária, em comunicado.

Isabel dos Santos sublinha também que todas as empresas detidas por si que trabalham em Portugal estão registadas no espaço europeu, “não sendo nenhuma destas empresas offshore.

Na mesma nota, a empresária angolana salienta que o arresto e congelamento das suas contas em Portugal — a pedido das autoridades de Angola — impedem o pagamento de salários a trabalhadores, bem como o pagamento a fornecedores e à Segurança Social e à Autoridade Tributária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos diz que deve à banca 180 milhões de euros e não 571 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião