Moda sustentável aterra no Porto. Recebe mais de cinco mil visitantes

Modtissimo, mais antigo salão ibérico de têxtil, está de volta ao Porto. Recebe mais de 5 mil visitantes e 400 compradores internacionais. Sustentabilidade é a palavra de ordem nesta 55ª edição.

O Modtissimo, mais antigo salão ibérico dedicado a tecidos, acessórios, confeção e têxteis inovadores, está de volta ao Porto e aterrou pela quinta vez no aeroporto Francisco Sá Carneiro. O evento já vai na 55ª edição, conta com cerca de 200 empresas e são esperados mais de cinco mil visitantes, neste evento que tem como palco principal a questão da sustentabilidade.

Estamos a travar uma grande luta grande para que a indústria têxtil portuguesa seja vista com um parceiro de confiança na questão da moda sustentável. Ganhando esse combate, estou convencido que o futuro do têxtil está assegurado por uns anos”, refere Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda.

Manuel Serrão considera que as empresas portuguesas estão no bom caminho (…) e que o mindset das empresas em relação a questão da sustentabilidade “mudou radicalmente num ano e meio”. Manuel Serrão garante ao ECO que “não há existe nenhum stand que não tenha um produto sustentável para mostrar”.

Alerta que o facto de as empresas apostarem em matérias-primas e produtos mais amigos do ambiente implica mais custos na produção. Explica que o caminho que é preciso trilhar para afirmar cada vez mais esta tendência “é conseguir que haja por parte dos consumidores uma resposta maior para aumentar as escalas de consumo de forma a baixar os preços de produção”.

Mais de 400 compradores internacionais vão passar por este evento que termina esta quinta-feira. Manuel Serrão contou ao ECO que “a adesão é cada vez maior” (…) e que os estrangeiros estão com muito mais vontade de comprar”.

Estamos a travar uma grande luta grande para que a indústria têxtil portuguesa seja vista com um parceiro de confiança na questão da moda sustentável, ganhando esse combate estou convencido que o futuro do têxtil está assegurado por uns anos.

Manuel Serrão

CEO da Associação Selectiva Moda

Esta edição surge com o mote “feel”. Porquê sentimento? Manuel Serrão explica: “há dois anos que estamos a cavalgar esta onda da sustentabilidade, responsabilidade social (…) este feel quer dizer que o têxtil é uma segunda pele, que temos que tratar tão bem, como tratamos a nossa. No fundo vai para além da nossa consciência de que temos que ajudar a mudar o mundo, mudando também a maneira de trabalhar nesta indústria. É uma espécie de sentimento, nós queremos que os consumidores sintam cada vez mais emoção quando comprar produtos que vão de acordo com a sustentabilidade e com as preocupações atuais”, refere Manuel Serrão.

Esta que é a única feira no mundo que se realiza num aeroporto em funcionamento. Manuel Serrão adiantou ao ECO que acaba de receber a autorização do Aeroporto do Porto para “continuar com as edições de fevereiro do Modtissimo durante, pelo menos, mais três anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moda sustentável aterra no Porto. Recebe mais de cinco mil visitantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião