Repsol passa de lucro a prejuízo de 3.816 milhões

  • Lusa
  • 20 Fevereiro 2020

A espanhola Repsol registou um resultado líquido ajustado de 2.042 milhões de euros, menos 13% do que em 2018. Queda dos preços do crude e do gás natural ajudam a explicar essa evolução.

A Repsol registou um prejuízo de 3.816 milhões de euros em 2019, contra um lucro de 2.341 milhões de euros no ano anterior, após fazer provisões de 5.823 milhões de euros, anunciou a petrolífera espanhola, esta quinta-feira.

O resultado líquido ajustado (excluindo resultados extraordinários e provisões) foi de 2.042 milhões de euros, menos 13%, devido, nomeadamente, à queda dos preços do crude e do gás natural no mercado internacional, bem como a queda das margens na indústria, refere a multinacional em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

A Repsol, apesar do prejuízo reportado, mantém o compromisso de pagar um dividendo de um euro por ação no final deste ano e de amortizar 5% do capital para aumentar o valor das participações dos seus acionistas.

O resultado operacional manteve um ritmo positivo ao longo de 2019, situando-se em 5.837 milhões de euros, mais 8% do que no ano anterior, devido a “uma estratégia em que a companhia ultrapassou com êxito uma envolvente adversa” de preços baixos e margens inferiores.

O resultado operacional permitiu à Repsol avançar com a concretização do seu compromisso ativo em relação às alterações climáticas e, simultaneamente, manter a sua política de distribuição de dividendos.

Na área do negócio upstream (exploração e produção petrolífera) obteve um lucro ajustado de 1.050 milhões de euros, menos 20,8% face a 2018.

No domínio do negócio downstream (refinação e comercialização), a Repsol reportou que o resultado operacional líquido recuou 8% em 2019, na comparação com o ano precedente, penalizado pela menor contribuição das atividades de refinação, química, GPL e da comercialização de gás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Repsol passa de lucro a prejuízo de 3.816 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião