Fisco dá mais um dia para validar faturas para o IRS, depois do crash do site

A Autoridade Tributária deu mais um dia para validar faturas no portal e-Fatura, depois de a plataforma ter sofrido um "crash" por causa do elevado fluxo de tráfego.

O Fisco deu mais um dia para os portugueses poderem validar faturas no portal e-Fatura, uma decisão que surge depois das falhas registadas no Portal das Finanças provocadas pelo elevado fluxo de tráfego. O novo prazo termina à meia-noite desta quinta-feira, isto é, tem até ao final do dia de hoje.

“O acesso ao e-Fatura para confirmação de faturas continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020”, informa a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), num comunicado em que confirma a ocorrência de falhas na plataforma esta terça-feira.

“Tendo sido verificados constrangimentos temporários no acesso ao e-Fatura para confirmação de faturas, entre as 18h00 e as 24h00 do dia 25 de fevereiro de 2020, que podem ter condicionado alguns contribuintes na validação das suas faturas, a AT informa que aquele sistema continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020 para esse efeito”, sublinha a mesma nota.

Os contribuintes portugueses devem validar as faturas que foram comunicadas ao Fisco, de forma a aproveitarem as deduções ao imposto nas várias categorias. Segundo a AT, “durante o dia 25 de fevereiro de 2020 foram validadas mais de 33 milhões de faturas”. Ora, especificamente no momento do crash, “os contribuintes validaram ainda assim mais de 2,2 milhões de faturas por hora”.

Esta não é a primeira vez que o Portal das Finanças regista problemas devido ao elevado número de acessos. Estes incidentes têm-se verificado nos últimos anos, à medida que cada vez mais portugueses foi optando pela entrega do IRS pela internet, que já é, atualmente, a única forma de apresentar a declaração anual de rendimentos ao Fisco. No ano passado, por exemplo, o Portal das Finanças registou falhas logo no primeiro dia da entrega do IRS.

(Notícia atualizada às 12h15 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco dá mais um dia para validar faturas para o IRS, depois do crash do site

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião