Portugal com terceiro maior recuo dos preços na produção industrial na UE em janeiro

  • Lusa
  • 3 Março 2020

Na comparação homóloga, as maiores subidas nos preços na produção industrial foram observadas na Roménia, Bulgaria e Hungria. Já os maiores recuos foram na Estonónia, Dinamarca e Portugal.

Portugal registou em janeiro o terceiro maior recuo homólogo dos preços na produção industrial na União Europeia (-3,0%), bastante acima das descidas verificadas na zona euro (-0,5%) e no conjunto da UE (-0,2%), revelou o Eurostat.

Já na comparação em cadeia, os preços na produção industrial aumentaram em janeiro 0,4% tanto no espaço da moeda única como no conjunto dos 27 Estados-membros, com Portugal a registar uma subida de 1,0%, a quinta maior da UE, revelam os dados publicados esta terça-feira pelo gabinete estatístico europeu.

Na comparação homóloga, com janeiro de 2019, as maiores subidas nos preços na produção industrial foram observadas na Roménia (5,1%), Bulgária (4,7%) e Hungria (3,8%), enquanto os maiores recuos tiveram lugar na Estónia (-5,3%), Dinamarca (-4,2%) e Portugal (-3,0%).

Na comparação em cadeia, com dezembro do ano passado, as maiores subidas foram registadas na Roménia (1,6%), República Checa (1,3%), Espanha e Luxemburgo (ambos com 1,2%) e Portugal (1,0%), enquanto as maiores descidas ocorreram na Estónia (-1,6%), Dinamarca (-1,5%) e Irlanda (-1,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com terceiro maior recuo dos preços na produção industrial na UE em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião