Conselho de Ministros suspenso. Reúne às 20h00 para decidir medidas contra o vírus
António Costa anunciou que o Conselho de Ministros se reúne esta quinta-feira a partir das 20h00 para acertar as medidas que devem ser implementadas com vista a travar a propagação do coronovírus.
António Costa anunciou que o Conselho de Ministros foi suspenso. O primeiro-ministro vai apresentar aos restantes partidos as medidas que pretende que sejam implementadas com vista a travar a propagação do coronovírus, voltando a reunir às 20h00 para fechar a resposta à pandemia.
Em declarações aos jornalistas, António Costa começou por explicar que o Conselho de Ministros esteve reunido esta manhã, a analisar nomeadamente o parecer do Conselho Nacional de Saúde Pública que desaconselhou para já o encerramento total das escolas, mas também um conjunto de informação técnica que tem vindo a ser produzida.
O primeiro-ministro chamou ainda a atenção que qualquer medida que seja tomada “terá um enorme impacto social”, considerando ser “o momento de ouvir todas as lideranças partidárias“, razão que justifica a suspensão da reunião do Conselho de Ministros.
“Irei informar cada um dos líderes partidários do conjunto de medidas que temos neste momento preparadas para poderem ser adotadas. Quero ouvir também a sua opinião e o Conselho voltará a reunir logo às oito horas da noite para podermos tomar as decisões finais tendo em conta aquilo que é a posição dos diferentes partidos políticos”, disse António Costa.
“Este é um daqueles momentos em que é essencial que o país sinta que os agentes políticos estão todos convergentes quanto aquilo que é o objetivo comum, que é conter o mais possível a expansão desta pandemia, e estarmos nas melhores condições possíveis para responder às necessidades de tratamento de todos aqueles que estão e venham a estar infetados, procurando minorar o mais possível o impacto desta pandemia“, acrescentou.
Relativamente à possibilidade do fecho de escolas, o primeiro-ministro português disse que vai comunicar aos partidos quais são as suas orientações e receber contribuições sobre este tema junto dos líderes partidários, chamando a atenção que “qualquer decisão não é isenta de consequências”.
(Notícia atualizada às 13h13)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conselho de Ministros suspenso. Reúne às 20h00 para decidir medidas contra o vírus
{{ noCommentsLabel }}