BCP afunda 10% e atira Lisboa para terreno negativo. PSI-20 cai 6%

Com os títulos do BCP a afundarem 10%, Lisboa arranca a semana em "terreno negativo". Lá fora, a tendência negativa repete-se.

Em linha com as demais praças do Velho Continente, Lisboa arranca a semana no vermelho. A bolsa nacional já cai mais de 6%, com o BCP a pressionar: os títulos do banco liderado por Miguel Maya afundam 10%. A pandemia de coronavírus e os seus efeitos na economia mundial continuam a assustar os investidores.

O índice de referência nacional, o PSI-20, está a desvalorizar 6,37 para 3.592,93 pontos. Lá fora, o cenário repete-se, com o Stoxx 600 em mínimos de junho de 2013. O índice pan-europeu recua 4,7%. O francês CAC 40 cai 2,9%, o alemão DAX desliza 5,6% e o espanhol Ibex desce 4,9%.

A pandemia de coronavírus continua a pressionar as praças de todo o mundo, tendo já levado os bancos centrais a apresentarem um mega pacote para manter a liquidez dos mercados financeiros.

No domingo, a Reserva Federal dos Estados Unidos anunciou um novo corte surpresa nos juros — o segundo este mês — para um patamar próximo do zero e alinhou numa ação coordenada dos principais bancos centrais, cujo objetivo é amparar o dólar perante a disrupção provocada pelo surto em questão.

Os vários bancos centrais concertaram entre si numa ação para responder à crise gerado pelo coronavírus, tendo sido criada uma rede de segurança para o dólar. O grupo baixou a taxa dos contratos de crédito swap overnight do dólar norte-americano em 25 pontos base para garantir que a liquidez nos mercados financeiros não seca. Os bancos centrais irão ainda oferecer dólares nos respetivos países, semanalmente, com uma maturidade de 84 dias, além das operações com a maturidade de uma semana que são atualmente executadas

As referidas medidas tomadas pela Fed são, de resto, semelhantes às já anunciadas pelo Banco Central Europeu na semana passada: menos juros, mais compra de ativos e menos requisitos para a banca.

Por cá e na sessão desta segunda-feira, não há nenhuma cotada a negociar acima da linha de água. No vermelho, destaque para o BCP, cujas ações já caem 10,33% para 0,1007 euros.

Na energia, os títulos da Galp Energia recuam 7,28% para 7,946 euros, numa sessão em que o barril de petróleo que serve de referência à Europa, o Brent, cai 4,84% para os 32,21 dólares.

Também os da EDP Renováveis desvalorizam 8,48% para 9,5 euros, dos da EDP descem 6,90% para 3,306 euros e os da REN perdem 6,21% para 2,04 euros. Em “terreno negativo”, destaque ainda para a Nos, cujas ações caem 7,76% para 2,688 euros.

(Notícia atualizada às 08h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP afunda 10% e atira Lisboa para terreno negativo. PSI-20 cai 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião