Analistas não esperam mudanças no rating a Portugal pela DBRS

  • Lusa
  • 19 Março 2020

Três analistas ouvidos pela Lusa não esperam que a DBRS, na sua pronúncia sobre o rating a Portugal que será conhecida na sexta-feira, altere as suas perspetivas, muito devido à Covid-19.

Três analistas ouvidos hoje pela Lusa não esperam que a DBRS, na sua pronúncia sobre o rating a Portugal que será conhecida na sexta-feira, altere as suas perspetivas, muito devido aos acontecimentos inesperados associados ao Covid-19.

“Acho que neste momento não há visibilidade para uma agência de rating proceder já a esse tipo de revisões em baixa, porque não sabe em concreto qual o nível de implementação das medidas que venham a suceder”, disse à Lusa Filipe Garcia, da IMF – Informação de Mercados Financeiros, sobre as medidas de combate aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19.

Para Filipe Garcia, a DBRS “deverá manter tudo como está e fazer um comentário de que mal haja mais visibilidade, possa alterar alguma coisa, se for o caso”, considerando que uma revisão já seria uma antecipação exagerada.

Também Nuno Mello, da corretora XTB, não espera uma alteração da DBRS, dado que “os pressupostos que levaram a agência de rating a elevar o rating da dívida portuguesa na última revisão, nomeadamente a descida do défice e da dívida portuguesa, mantêm-se enquanto não saírem novos dados que reflitam a situação económica atual”, relacionada com a pandemia de Covid-19.

A longo prazo, no entanto, Nuno Mello considera que os ‘ratings’ deverão refletir “um aumento da dívida pública, a uma derrapagem nas contas públicas, desaceleração económica e também aumento do desemprego” provenientes dos efeitos económicos associados ao novo coronavírus.

Já Pedro Amorim, da corretora Infinox, afirmou que “as agências de rating, devido à situação mundial, não vão deteriorar o rating de todos os países, por uma questão de estabilidade do mercado“.

“Se o fizessem, seria uma queda gigante nas obrigações portuguesas e não só”, considerou, lembrando que as agências “têm a sua capacidade de flexibilização para não prejudicarem mais o mercado”.

A DBRS irá pronunciar-se na sexta-feira sobre o rating da dívida pública portuguesa, depois de na semana passada a Standard and Poor’s ter mantido inalteradas as avaliações a Portugal, com o rating em ‘BBB’, em nível de investimento, e a perspetiva positiva.

Em 17 de janeiro deste ano, a Moody’s manteve a notação financeira de Portugal em ‘Baa3’, acima de ‘lixo’, e a perspetiva em positiva, sendo assim a única agência de ‘rating’ a deixar a dívida de longo prazo de Portugal apenas um nível acima da categoria de não investimento.

Em 22 de novembro de 2019, a Fitch tinha mantido o rating em ‘BBB’, o segundo nível da categoria de investimento, com perspetiva positiva. Em 4 de outubro, a agência de notação financeira canadiana DBRS melhorou o ‘rating’ da dívida soberana de Portugal de ‘BBB’ para ‘BBB alto’, com perspetiva estável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Analistas não esperam mudanças no rating a Portugal pela DBRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião