Eleição de juízes do TC só avança quanto Parlamento se normalizar

  • ECO
  • 19 Março 2020

Depois de os nomes apresentados para os cargos serem rejeitados, a líder parlamentar do PS já terá alguns nomes em mente, mas procura garantir o consenso necessário.

Só quando a Assembleia da República regressar à normalidade dos trabalhos, deverá acontecer a eleição do novo presidente do Conselho Social e Económico (CES), dos dois juízes em falta no Tribunal Constitucional (TC) e dos restantes nomeados pelo Parlamento para órgãos externos, escreve o Público (acesso condicionado).

A líder parlamentar do PS já tem alguns nomes em mente, mas ainda não os discutiu com António Costa, líder dos socialistas e primeiro-ministro. Isto face à pandemia de coronavírus que Portugal atualmente enfrente. Só depois de Costa dizer “sim” a esses nomes deverá Ana Catarina Mendes discuti-los com Rui Rio.

Depois de os nomes apresentados para os cargos serem rejeitados duas vezes, a líder parlamentar socialista procura garantir o consenso necessário, tendo em conta que estes responsáveis são eleitos por maioria qualificada de dois terços dos deputados que participarem na eleição. O PS deverá também exigir que as eleições sejam feitas isoladamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleição de juízes do TC só avança quanto Parlamento se normalizar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião