Lisboa, Porto e Aveiro em alerta laranja por causa da pandemia

Todos os distritos estão em alerta amarelo, com exceção de Lisboa, Porto e Aveiro, onde há mais casos de infetados pelo novo coronavírus. "Fiquem em casa", apela comandante da Proteção Civil.

Lisboa, Porto e Aveiro estão em estado de alerta laranja por concentrarem maior risco e casos de infetados de Covid-19, enquanto os restantes distritos estão em alerta amarelo, adiantou esta quarta-feira o comandante da Autoridade de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa.

“Com toda esta situação gerada pelo surto, elevamos o estado de alerta de todos os distritos para amarelo. Temos neste momento três distritos já com alerta laranja, Lisboa, Porto e Aveiro. São sítios com maior incidência de risco e maior incidência de casos e que nos obriga a uma maior coordenação e a uma atividade mais próxima dos agentes de proteção civil para tomar todas as medidas de controlo e de coordenação para mitigar os efeitos do vírus”, disse o responsável em conferência de imprensa.

Duarte Costa revelou também que a comissão nacional de proteção civil decidiu ontem ativar o plano de emergência e proteção civil no país.

Segundo explicou o comandante, “o plano permitirá garantir o enquadramento de todas as medidas avulsas tomadas anteriormente e que careciam de um plano genérico que enquadrasse essas medidas”. “E abre-nos hipótese de integrar faseadamente com outras medidas como o levantamento de grupos quer para emergência de pré-hospitalar, quer para grupos para combate a incêndios, grupos que contribuam para a continuidade da prestação do socorro em Portugal e da resolução de todos os problemas”, explicou.

O plano vai ativado por fases e vai determinar maior liberdade em termos de alocação de recursos financeiros, logísticos e humanos “para que, a qualquer momento, sejam constituídos grupos de reserva que possam ser remetidos para regiões do país conforme o estado especial de alerta e as tabelas de risco”.

Duarte Costa diz que todas as medidas visam proteger as populações e assegurar a continuidade do país.

No final da sua declaração, o comandante deixou o apelo: “Fiquem em casa, definitivamente. Cada pessoa que ficar em casa vai interromper a cadeia de transmissão. Haverá menos portugueses que ficarão infetados e, em última análise, menos portugueses morrerão”.

(Notícia atualizada com a informação de que é o distrito de Aveiro em alerta, em vez de Braga, depois de correção por parte da Proteção Civil)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa, Porto e Aveiro em alerta laranja por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião