Marcelo cancela comemorações do 10 de junho por causa do vírus

  • ECO
  • 26 Março 2020

O Presidente da República decidiu cancelar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, devido à pandemia de Covid-19.

Perante a pandemia do novo coronavírus, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu cancelar as comemorações que estavam previstas para o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas este ano, que iriam ter lugar na Madeira, avança o Diário de Notícias (acesso livre).

“Considerando as circunstâncias atuais da pandemia Covid-19, cujos efeitos se vão ainda estender por largas semanas, vejo-me constrangido a decidir a anulação das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que estavam previstas no mês de junho, para o Funchal e junto das comunidades portuguesas na África do Sul. Lamento tal decisão, mas a situação atual a isso exige”, lê-se na carta enviada ao presidente da Assembleia da República.

A decisão já foi também comunicada às autoridades regionais. Foi em junho do ano passado que o Presidente da República anunciou que havia “um compromisso” assumido de que as comemorações do 10 de junho, em 2020, teriam lugar na Região Autónoma da Madeira. Acrescentou também a possibilidade de estendê-las à África do Sul.

Apesar de estas comemorações serem adiadas, Marcelo sinaliza que haverá celebração do 10 de junho em Lisboa, “com os cuidados impostos pelas circunstâncias”, em declarações transmitidas pelas televisões. O Presidente disse que esperava que pudesse ser na Madeira e na África do Sul no ano que vem.

Por essa altura, já terão ocorrido as eleições presidenciais, em janeiro de 2021. Questionado sobre este facto, Marcelo aponta que “é desejável que seja na Madeira qualquer que seja o Presidente em funções”. Acrescentou ainda que esta é uma proposta que fará ao sucessor, no caso de a decisão não ser sua.

(Notícia atualizada com declarações do Presidente)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo cancela comemorações do 10 de junho por causa do vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião