Portugal tem 5.170 infetados com coronavírus. Número de mortos sobe para 100

  • ECO
  • 28 Março 2020

O número de casos confirmados com coronavírus em Portugal aumentou para 5.170 , enquanto as vítimas mortais são agora 100. Ministra da Saúde estima incidência máxima para final de maio.

O número de pessoas infetadas por coronavírus no país continua a subir. De acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), às 11h deste sábado contavam-se 5.170 casos confirmados, uma subida de 902 casos em apenas 24 horas. Já o número de vítimas mortais passou para 100.

Os números mostram um aumento de 21,1% no número de casos confirmados e de 31,6% no número de vítimas mortais, que estava nos 76 esta sexta-feira. Há ainda 32.754 casos suspeitos, enquanto 4.938 aguardam por resultados de exames. Internadas estão 418 pessoas com coronavírus, das quais 89 estão nos cuidados intensivos. Até ao momento contam-se já 43 casos recuperados.

A maioria dos casos continua a estar na zona Norte do país, que tem, pelo menos, 3.035 infetados e 44 mortes. Atrás aparece a zona de Lisboa e Vale do Tejo, com 1.287 pessoas infetadas e 27 óbitos e a zona Centro com 647 casos confirmados e 28 mortes. Ainda no número de falecimentos, contam-se um no Algarve.

O número de casos “importados” de outros países mantém-se nos 330, isto depois de terem sido encerradas as fronteiras entre muitos países, sendo que a maioria foram pessoas que entraram no país vindas de Espanha (105), França (72) e Reino Unido (27), seguindo-se a Suíça (22) e Itália (21).

Ministra adia “incidência máxima da infeção” para final de maio

De acordo com as declarações da ministra da Saúde, na conferência de imprensa diária, a “incidência máxima da infeção está adiada para final de maio”. “Tudo indica que as medidas que foram tomadas estão, de facto, a abrandar a curva. Não sabemos é se o pico vai ser atingido na última ou na penúltima semana de maio, isso é afinado ao dia”, disse.

Marta Temido disse ainda que, desde o dia 1 de março até ao passado dia 26 foram realizados cerca de 40 mil testes de rastreio ao coronavírus. “Continuamos a estimar um número muito elevado de casos, o que coloca uma enorme pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde (SNS) e sobre todos nós”, acrescentou, afirmando que recebeu um “conjunto significativo” de testes.

Também presente na conferência de imprensa estavam a vogal dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, responsável por gerir a linha Saúde 24, que detalhou que, na próxima terça-feira, deverá chegar a Portugal 100 toneladas de material para o SNS vindas da China, desde 200 mil testes de rastreio, respiradores, máscaras, batas, fatos, toucas e luvas.

Consulte aqui o boletim epidemiológico na íntegra

A nível mundial, já se contam, pelo menos, 605.010 casos confirmados de coronavírus em 183 países e territórios, dos quais resultaram 27.982 mortes, de acordo com dados oficiais recolhidos pela AFP. Os Estados Unidos apresentam o maior número de infetados (104.837 casos, dos quais 1.711 mortes), à frente de Itália (86.498 casos confirmados e 9.134 mortes) e da China (81.394 casos, dos quais 3.295 mortos).

(Notícia atualizada às 13h09 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem 5.170 infetados com coronavírus. Número de mortos sobe para 100

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião