Foram entregues mais de 760 mil declarações de IRS nos dois primeiros dias

Os contribuintes entregaram mais de 760 mil declarações de rendimentos ao Fisco, nos dois primeiros dias de campanha do IRS. Prazo termina só a 30 de junho.

O período de entrega das declarações anuais de rendimentos arrancou esta quarta-feira e prolonga-se até ao final de junho, mas os portugueses estão a submeter as suas declarações a uma velocidade superior ao ano passado. Isto apesar de o Executivo não dar garantias de que os reembolsos sejam tão rápidos como até aqui. De acordo com o Portal das Finanças, até agora, foram apresentadas mais de 760 mil declarações Modelo 3.

Num contexto de incerteza provocado pelo coronavírus, o Governo não garante que os reembolsos sejam feitos numa média de 15 dias, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos. No entanto, só no primeiro dia foram entregues mais de 570 mil declarações de IRS. No segundo dias, somaram-se ainda cerca de 190 mil declarações, totalizando cerca de 760 mil declarações apresentadas até ao momento.

O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, assegurou, em entrevista à SIC, que o Fisco está “em condições de proceder aos reembolsos do IRS”, não garantindo, contudo, rapidez na devolução desse imposto. O responsável frisou que Autoridade Tributária fá-lo-á com a “rapidez que a circunstância atual exige” por causa da crise económica causada pela pandemia. Por lei, o imposto tem de ser devolvido aos contribuintes até ao final de julho.

Perante o surto de coronavírus, o Governo e a Autoridade Tributária têm, de resto, apelado aos contribuintes para que fiquem em casa e não se dirijam aos serviços presenciais das Finanças. Recomendam, em alternativa, o uso da linha telefónica e do e-Balcão para o esclarecimento de dúvidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram entregues mais de 760 mil declarações de IRS nos dois primeiros dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião