Mais de 570 mil contribuintes entregaram o IRS no primeiro dia

Segundo o Portal das Finanças, já foram submetidas mais de 570 mil declarações de IRS. Isto só no primeiro dia da campanha deste ano.

Numa altura em que algumas famílias enfrentam perdas de rendimentos face à pandemia de coronavírus, foram muitos os contribuintes que entregaram a sua declaração de IRS, no primeiro dia de campanha. Isto ainda que o reembolso rápido não esteja assegurado, este ano, pelo Governo. De acordo com o Portal das Finanças, só na quarta-feira, foram apresentadas mais de 570 mil declarações Modelo 3, número que compara com as cerca de 300 mil declarações entregues no período homólogo.

O período de entrega das declarações anuais de rendimentos arrancou esta quarta-feira e prolonga-se até ao final de junho. De acordo com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, só na manhã desse primeiro dia da campanha, cerca de 270 mil contribuintes entregaram a Modelo 3.

Os dados atualizados no Portal das Finanças indicam que, no resto desse dia, mais 300 mil declarações foram apresentadas, totalizando mais de 570 mil declarações entregues só na quarta-feira. Esse número representa um salto significativo face às cerca de 300 mil declarações entregues no primeiro dia da campanha do ano passado. No total, foram entregues mais de 5,83 milhões de declarações referentes aos rendimentos de 2018.

De acordo com o Ministério das Finanças, estes números são atualizados automaticamente por volta da uma da manhã de cada dia de campanha.

Este ano e face ao contexto de incerteza causado pela pandemia de coronavírus, o Executivo de António Costa não se está a comprometer com os reembolsos rápidos (em média, 15 dias), que tinham sido registados nos últimos anos.

Questionado sobre a matéria, o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais assegurou apenas que há condições para cumprir os prazos legais, calendário bem diferente do que o compromisso que tinha sido feito pelo Governo nos anos anteriores. Por lei, o imposto tem de ser devolvido aos contribuintes até ao final de julho.

Perante o surto de coronavírus, o Governo e a Autoridade Tributária têm, de resto, apelado aos contribuintes para que fiquem em casa e não se dirijam aos serviços presenciais das Finanças. Recomendam, em alternativa, o uso da linha telefónica e do e-Balcão para o esclarecimento de dúvidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 570 mil contribuintes entregaram o IRS no primeiro dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião