Doctorates4COVID-19: FCT tem 50 bolsas de doutoramento para investigar o vírus

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia quer estimular a formação de investigadores e especialistas em ciências da virologia em Portugal. O concurso deverá estender-se durante os próximos cinco anos.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou esta terça-feira a abertura de 50 bolsas de doutoramento no âmbito do projeto DOCTORATES4COVID-19. O objetivo é estimular e apoiar os investigadores e especialistas em ciências da virologia em Portugal nos estudos sobre o novo coronavírus, nas áreas de ciências exatas, ciências naturais, da engenharia e tecnologias, médicas e da saúde, agrárias e ciências sociais.

As bolsas destinam-se a projetos de doutoramento que tenham como base de investigação a epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave pelo vírus; interação homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão inter-espécies do vírus; estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas; abordagens inovadoras para o diagnóstico da doença; mecanismos de infeção viral e resposta imunológica; desenvolvimento de novas terapias e abordagens terapêuticas; repercussões do vírus na saúde materna e do recém-nascido e, ainda, o impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia.

“Tem toda a relevância e oportunidade face à reconhecida necessidade de estimular a formação de cientistas e especialistas em virologia em Portugal. Este concurso de formação doutoral especializada em ciências da virologia deve ser planeado para vir a abrir durante, pelo menos, cinco anos consecutivos“, sublinha o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sobre o novo programa da FCT.

 

Além destas bolsas, a FCT vai apoiar a criação de uma escola doutoral em ciências da virologia, em articulação com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), com uma duração semanal e periodicidade anual, através de workshops que reúnam estudantes e investigadores nacionais e internacionais.

As candidaturas para as bolsas de doutoramento decorrem entre 8 de abril e 14 de maio e devem ser submetidas no portal myFCT.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Doctorates4COVID-19: FCT tem 50 bolsas de doutoramento para investigar o vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião