Portugueses de quarentena continuam ligados. Tráfego de dados sobe 6% na semana

  • Lusa
  • 7 Abril 2020

A Anacom continuam a registar uma forte utilização das redes de comunicações eletrónicas, numa altura em que milhões de portugueses estão em quarentena. O tráfego de dados subiu 6% na semana passada.

A Anacom estima que na semana entre 30 de março e 5 de abril o tráfego de voz e de dados tenha subido cerca de 3% e 6%, respetivamente, face à semana anterior, divulgou o regulador esta terça-feira.

“O tráfego de voz foi 37% superior ao registado no período anterior ao início das medidas excecionais e temporárias associadas ao Covid-19, enquanto o tráfego de dados foi 44% superior ao verificado nesse período”, adianta a Anacom.

De acordo com a informação disponível, “mantêm-se as alterações nos padrões de utilização dos serviços de comunicações eletrónicas identificadas na semana anterior”, acrescenta.

Isto é, no caso da voz, “contabilizou-se um significativo crescimento do tráfego de voz fixa (+96%), que contrasta com a redução verificada em anos anteriores, e um crescimento mais moderado da voz móvel (25%)”. Em termos de dados, o tráfego de banda larga fixa “cresceu a um ritmo superior (45%) ao do tráfego de dados móveis (26%)”.

O regulador refere que, “apesar do aumento do peso relativo da voz fixa, a voz móvel continua a ser cerca de cinco vezes superior à voz fixa”. Quanto aos dados, “o tráfego de dados fixo é cerca de 20 vezes superior ao tráfego de dados móveis”, salienta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses de quarentena continuam ligados. Tráfego de dados sobe 6% na semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião