PSI-20 sobe mais de 1% com BCP, Galp e EDP em alta

Após duas quedas consecutivas, o PSI-20 está a recuperar mais de 1% na última sessão da semana.

O PSI-20 está a subir 1,38% para os 4.160,59 pontos no arranque da sessão desta sexta-feira com 17 das 18 cotadas em alta. Esta subida acontece após duas quedas consecutivas do principal índice bolsista nacional.

Entre as subidas, além da EDP, o destaque vai para o BCP que sobe 2,71% para os 9,85 cêntimos e a Galp Energia que valoriza 2,12% para os 9,45 euros.

A travar maiores ganhos no PSI-20 está a Ibersol, que explora marcas como o KFC ou a Pizza Hut, que desvaloriza 2,27% para os 4,3 euros, sendo a única cotada que desce. A empresa irá apresentar as contas de 2019 após o fecho da sessão, sendo que este ano tem sido afetada pela pandemia do Covid-19, tendo já anunciado um plano de lay-off para conter o impacto do vírus.

Os analistas do BPI no diário de bolsa, já antecipavam que a bolsa iria “abrir em alta” esta sexta-feira, assinalando que ontem a EDP tinha tido um dos melhores desempenhos entre as cotadas. Hoje prossegue com uma subida de 1,84% para os 3,83 euros.

Os mesmos analistas explicam que “os índices europeus ensaiavam com fortes ganhos” por causa de uma notícia de que a Gilead, uma farmacêutica norte-americana, está a testar um tratamento para o coronavírus em pacientes. Neste momento, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, sobe 2,59% para os 333,34 pontos, com destaque para a Airbus que está a subir mais de 9%.

Contudo, há um dado que poderá pressionar os índices bolsistas: o PIB chinês contraiu 6,8% no primeiro trimestre, algo inédito nas últimas décadas. Este é um dos primeiros dados estatísticos mais sólidos que estimam o impacto da pandemia nas economias. “Os investidores poderão extrapolar dos dados da economia chinesa, considerando as devidas diferenças, analogias para a situação da Europa“, antecipam.

Ainda assim, caso feche com a atual valorização, esta será uma semana negativa para o PSI-20, após três semanas de recuperação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe mais de 1% com BCP, Galp e EDP em alta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião