Petróleo castiga Lisboa. Galp Energia recua mais de 2%

As bolsas europeias negoceiam mistas num dia em que o otimismo quanto à reabertura da economia é ofuscado pela queda dos preços do petróleo. A praça nacional recua com a queda das ações da Galp.

As principais bolsas europeias entraram na semana em trajetória de recuperação, mas alguns dos índices não foram capazes de suster esses ganhos. A queda dos preços do petróleo está a pressionar as ações e também o português PSI-20 .

Enquanto o Stoxx 600 avança 0,08% e o alemão DAX ganha 0,5%, o francês CAC-40 perde 0,09% e o português PSI-20 recua 0,30%, para 4.160,28 pontos. Lisboa está a ser pressionada pela queda de 2,29% nas ações da Galp Energia, para 9,406 euros, perante a desvalorização expressiva do petróleo.

A matéria-prima chegou a afundar 20% para um patamar abaixo dos 15 dólares por barril em Nova Iorque, perante um excesso de stocks resultante de uma oferta elevada e uma procura reduzida em resultado da pandemia. Em Londres, o Brent segue a tendência, mas apresenta uma queda bem menos expressiva, recuando 3%, para 27,24 dólares.

Também a EDP continua sob pressão depois de ter sofrido um ataque informático que ameaça expor informação sensível da companhia. A elétrica nacional liderada por António Mexia perde 1,64%, para 3,715 euros cada título, contribuindo de forma decisiva para as perdas na praça nacional. Já a EDP Renováveis derrapa 0,37%, para 10,74 euros.

Em sentido inverso, o BCP está a travar perdas no PSI-20 ao ganhar quase 1% para cotar em torno dos 10 cêntimos. Já a Nos regista um ganho de 0,42%, com os títulos da operadora a valerem agora 3,376 euros.

Em simultâneo, mas com menor “peso” no índice, a Ibersol recupera 5,14%, para 4,50 euros, depois das contas apresentadas no final da semana passada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo castiga Lisboa. Galp Energia recua mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião