Estudantes do superior pediram 8,6 milhões de euros aos bancos

  • ECO
  • 24 Abril 2020

O sistema foi suspenso em 2015 e reintroduzido pelo Governo no ano passado. Desde o início do ano lectivo até 31 de março foram assinados 715 contratos.

Os estudantes do ensino superior pediram 8,6 milhões de euros aos bancos desde o início do ano letivo, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, de acordo com o Público (acesso condicionado). Em causa, 715 contratos assinados até 31 de março, de acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os pedidos surgem ao abrigo de uma linha de crédito bonificado em que o Estado é fiador, cujo objetivo é “complementar os apoios sociais aos estudantes através da ação social do ensino superior”. O sistema foi suspenso em 2015 e reintroduzido pelo Governo no ano passado. Apesar de se verificar um crescimento, os valores não atingiram ainda o nível habitual antes da suspensão.

O ministério espera agora uma “retoma gradual” ao sistema. Este programa de crédito foi lançado tendo em mente, em particular, alunos de mestrado e doutoramento. Contudo, 477 dos créditos, ou seja, dois terços foram subscritos por estudantes de licenciatura, e 94 por alunos em mestrado integrado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes do superior pediram 8,6 milhões de euros aos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião