Ronda de negociações entre União Europeia e Reino Unido termina hoje

  • Lusa
  • 24 Abril 2020

Negociações entre Michel Barnier e o britânico David Frost -- ambos foram contaminados pelo novo coronavírus e, entretanto, curados -- tinham sido suspensas devido à pandemia de Covid-19.

A ronda de negociações entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, iniciada segunda-feira, termina esta sexta-feira, havendo a necessidade de as duas partes alcançarem progressos palpáveis até junho, altura prevista para um balanço das discussões.

Segunda-feira passada, no final do primeiro dia de negociações, que decorrem por videoconferência, o negociador da UE para a futura relação com o Reino Unido, Michel Barnier, salientou a necessidade de se avançar rapidamente com um entendimento.

“Temos de avançar em todas as áreas, [já que] o objetivo é termos progressos palpáveis até junho”, escreveu o francês Michel Barnier, numa publicação na rede social Twitter, em que aproveitou ainda para agradecer às equipas das duas partes a “disponibilidade e flexibilidade, dadas as circunstâncias”.

As negociações entre Michel Barnier e o britânico David Frost — ambos foram contaminados pelo novo coronavírus e, entretanto, curados — tinham sido suspensas devido à pandemia de Covid-19, pelo que, a 15 deste mês, ficou definido que as futuras rondas seriam realizadas por videoconferência.

Esta sexta-feira, no final dos trabalhos, numa conferência de imprensa, Michel Barnier dará pormenores das negociações sobre a futura relação comercial da UE com o Reino Unido, após o Brexit, concretizado no início do ano passado. Após o final dos trabalhos, as duas partes voltarão a reunir-se nas semanas de 11 de maio e de 1 de junho.

UE critica falta de “compromissos sérios” do Reino Unido nas novas negociações

Já depois da publicação desta notícia, o negociador-chefe da União Europeia (UE) para a futura relação com o Reino Unido, Michel Barnier, criticou Londres pela “falta de compromissos sérios” nas novas negociações, notando que ainda não foi possível chegar a “progressos tangíveis”.

“A minha responsabilidade, enquanto negociador, é dizer a verdade e lamento dizer que o nosso objetivo para chegar a objetivos tangíveis em todos os assuntos foi só parcialmente atingido esta semana”, declarou Michel Barnier, falando em videoconferência de imprensa, a partir de Bruxelas.

Em declarações prestadas aos jornalistas no final da segunda ronda de negociações entre Bruxelas e Londres relativamente à futura parceria após o Brexit, o negociador do lado comunitário criticou que, nas discussões feitas por videoconferência esta semana, “o Reino Unido não tenha aceitado comprometer-se seriamente em importantes áreas, que estão bem definidas na declaração política”.

“Não podemos aceitar fazer progressos seletivos em áreas limitadas, temos de fazer progressos em todos os assuntos em paralelo e temos de conseguir soluções em todos os tópicos”, vincou Michel Barnier.

Num aviso ao seu homólogo britânico, David Frost, o responsável francês disse: “O Reino Unido não se pode recusar a prolongar estender o período de transição e, ao mesmo tempo, travar as discussões nalgumas áreas”. Em causa estão questões como o acesso equilibrado a ambos os mercados, a governança da futura parceria, a proteção dos direitos fundamentais e o setor das pescas. Ainda assim, “não estamos no final das negociações, ainda temos mais duas rondas até junho”, lembrou Michel Barnier.

(Notícia atualizada às 14h24 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ronda de negociações entre União Europeia e Reino Unido termina hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião