Lares sem enfermeiros porque estes não podem acumular funções
Por receio de contágio, os enfermeiros foram proibidos de acumular funções, mas tal provocou uma pressão nos lares. A ACSS aconselha que se decida caso a caso, mas escassez mantém-se.
Uma das medidas tomadas pelo Governo durante esta pandemia passou pela proibição da acumulação de funções para os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que provocou uma escassez de força de trabalho nos lares, segundo o Jornal de Notícias deste domingo.
Com esta proibicação dos enfermeiros trabalharem em locais como lares de terceira idade, as instituições de solidariedade (IPSS) ficaram sem mão-de-obra para prestar cuidados de saúde aos idosos numa altura em que os hospitais as pressionavam para acolher doentes da terceira idade positivos para Covid-19. Segundo Manuel Lemos, o presidente da União das Misericórdias, “aconteceu no país todo“.
Em resposta ao jornal, o Ministério da Saúde cita uma circula de 18 de março, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que refere que as unidades do SNS que suspenderam a acumulação de funções, por receio de contágio, são aconselhadas a decidir caso a caso. Apesar deste despacho, a proibição de acumular o trabalho num lar continua a ser imposta a muitos enfermeiros, segundo o JN.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lares sem enfermeiros porque estes não podem acumular funções
{{ noCommentsLabel }}