Emissões de CO2 recuam 4,3% na UE e 8,7% em Portugal em 2019

  • Lusa
  • 6 Maio 2020

No ano passado, Portugal foi o quinto país da União Europeia que mais conseguiu reduzir as suas emissões de CO2, ficando acima da média europeia.

As emissões de dióxido de carbono provenientes da combustão de combustíveis fósseis recuaram 4,3% na União em 2019, face ao ano anterior, com Portugal a reduzir o dobro da média europeia (8,7%), de acordo com os mais recentes dados do Eurostat, divulgados esta quarta-feira.

As emissões de CO2 diminuíram na maioria dos Estados-membros, com as principais quebras a serem observadas na Estónia (-22,1%), Dinamarca (-9,0%), Grécia, Eslováquia (-8,9% cada), Portugal (-8,7%) e Espanha (-7,2%).

No entanto, quatro Estados-membros aumentaram as suas emissões de CO2: Luxemburgo (7,5%), Áustria (2,8%), Malta (2,0%) e Lituânia (1,6%). Chipre manteve as suas emissões estáveis.

De acordo com uma estimativa do gabinete estatístico europeu, as emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis fósseis – principalmente petróleo e derivados, carvão, turfa e gás natural – representam 80% do conjunto das emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento global, e são influenciadas por fatores como as condições climáticas, o crescimento económico, a densidade populacional, os transportes e atividades industriais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emissões de CO2 recuam 4,3% na UE e 8,7% em Portugal em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião