Auditoria não está feita, mas Novo Banco já tem “cheque” de 1.037 milhões
Costa definiu que apenas seria concedido o financiamento estatal após a conclusão da auditoria, mas já foi dado. Costa pediu desculpa a Catarina Martins pela informação errada.
O Novo Banco já tem o “cheque” de 1.037 milhões de euros. António Costa tinha dito, por várias vezes, que só seria autorizado o empréstimo de 850 milhões do Estado ao Fundo de Resolução, para a injeção no banco liderado por António Ramalho, depois de concluída a auditoria à instituição financeira, mas segundo o Expresso o dinheiro acabou por sair dos “cofres” antes do tempo.
A autorização para o financiamento do Fundo de Resolução, que tem a responsabilidade de capitalizar o banco que resultou da resolução do BES, em 2014, foi dada esta quarta-feira, tendo a entidade liderada por Máximo dos Santos adicionado o valor remanescente para as necessidades do Novo Banco depois de um ano de prejuízos de mais de mil milhões. O ECO tentou confirmar a informação, mas ainda não obteve resposta.
O dinheiro para o Novo Banco, ao abrigo do mecanismo de capital contingente, já estava previsto, sendo que o pagamento deveria ter sido realizado logo em fevereiro. Contudo, com a auditoria ao banco, Costa definiu que apenas seria concedido o financiamento estatal após a conclusão da mesma.
O primeiro-ministro, questionado sobre este “cheque” no debate quinzenal, voltou a afirmar que o valor só seria disponibilizado após a conclusão da auditoria, mas afinal já tinha sido disponibilizado. Por isso mesmo, Costa pediu desculpa a Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, pela informação errada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auditoria não está feita, mas Novo Banco já tem “cheque” de 1.037 milhões
{{ noCommentsLabel }}