Teletrabalho: a nova rotina dos advogados. Edição de maio da Advocatus

Como estarão os escritórios de advogados a reagir ao novo método laboral, o teletrabalho? Descubra isto e muito mais na edição de maio da Advocatus.

A Advocatus fez uma ronda pelo mercado da advocacia de negócios para saber como estão a lidar os escritórios com o regime de teletrabalho, imposto pelo estado de emergência que durou até este mês. Para isso, desafiou dez escritórios a responder às mesmas questões.

A sociedade está toda em regime de teletrabalho? Se não, que tipo de serviços estão a funcionar nas instalações? Qual foi a orientação interna dada a partir do momento em que foi decretado o estado de emergência? Os advogados que estão com mais pico de trabalho são de que departamentos? E os com menos volume de trabalho? Descubra as respostas na edição de maio da Advocatus.

Duarte Martins, Francisco Martins Caetano, Jaime Lino Neto e João Mascarenhas. Sabe o que têm em comum? São os quatro advogados, trabalham em escritórios multinacionais e partiram para outro país para exercer advocacia. A procura por melhores oportunidades, novos projetos e o alcance de um desejo pessoal foram os principais fatores que os motivaram a rumarem para outro ordenamento jurídico – Madrid, Barcelona, Londres e Timor. A Advocatus foi conhecer a história destes quatro advogados.

“A agenda verda dos escritórios de advogados” é outro dos temas em destaque na edição 116.º da Advocatus. Em 2020, Lisboa é a Capital Verde Europeia. Numa era onde as alterações climáticas são um tema diário, a Advocatus explica como é que as sociedades de advogados estão a acompanhar o assunto.

O negócio do mês da 116.ª edição é sobre o desbloqueamento do Programa de Renda Acessível em Lisboa. Uma equipa de quatro advogados de direito público da TELLES foi o que foi necessário para assessorar o município de Lisboa na reversão, junto do Tribunal de Contas, da decisão daquele tribunal que bloqueava o Programa de Renda Acessível em Lisboa. Esta decisão vai permitir mobilizar no setor imobiliário 708 milhões de euros de investimento total privado.

Miguel de Almada é o advogado do mês desta edição. O sócio coordenador da área de litígios e arbitragem da Cuatrecasas esteve à conversa com a Advocatus e garantiu que o setor não será o mesmo depois do Covid-19. O advogado que lidera a Task Force Coronavírus da firma admite que em tempos de dificuldade a exigência “é maior e a qualidade e preparação tendem a marcar mais a diferença”.

Miguel de Almada, sócio da Cuatrecasas

A sociedade de advogados Kennedys lançou a Plataforma QI que pretende inovar tecnologicamente o setor. À Advocatus, o sócio Paulo Almeida prevê que a médio/longo prazo o principal desafio da firma seja reforçar a sua presença e crescer em Portugal. Descubra todos os pormenores na rubrica “sociedade do mês”.

Matilde Cortez Pinto, associada da PLMJ, e Margarida Couto, sócia da VdA, são apenas dois dos vários rostos que assumem casos pro bono em Portugal. A Advocatus foi também conhecer o lado solidário da advocacia.

A Advocatus de maio encontra-se nas bancas a partir de quinta-feira. Assine a revista aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teletrabalho: a nova rotina dos advogados. Edição de maio da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião