5 coisas que vão marcar o dia

Centeno no Parlamento; Marcelo, Costa e Siza na Autoeuropa. Um arranque de dia preenchido que culmina com a apresentação dos resultados da CGD à tarde. Conheça alguns dos temas que vão marcar o dia.

Esta quarta-feira arranca com uma audição do ministro das Finanças no Parlamento, onde deverá dar detalhes sobre o Programa de Estabilidade que deverá entregar a Bruxelas. Durante a manhã, Governo e Presidente da República levarão a cabo uma visita às instalações da Volkswagen Autoeuropa. No plano das empresas, é dia de resultados da Caixa Geral de Depósitos e da Jerónimo Martins.

Centeno leva Programa de Estabilidade ao Parlamento

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, é ouvido esta manhã numa audição na Comissão de Orçamento e Finanças na Assembleia da República. Os temas em cima da mesa são o Programa Nacional de Reformas e o Programa de Estabilidade, numa altura em que Portugal e Eslováquia são os únicos países que ainda não entregaram este documento à Comissão Europeia. A audição acontece também dias depois de um jornal alemão ter avançado que Centeno não deverá candidatar-se a um segundo mandato na liderança do Eurogrupo, o que implica a saída do cargo já em meados de julho.

Presidente e Governo visitam Autoeuropa

A fábrica automóvel da Autoeuropa em Palmela recebe esta manhã a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes. A presença destas altas figuras do Estado tem lugar a convite da própria Volkswagen, pouca semanas depois de a empresa ter reaberto a fábrica e retomado a produção, mas na semana em que se confirmou o primeiro caso de Covid-19 entre os trabalhadores que operam nas instalações.

CGD publica resultados do trimestre

A administração liderada por Paulo Macedo apresenta hoje os resultados trimestrais da Caixa Geral de Depósitos (CGD), um período parcialmente marcado pela pandemia do coronavírus. No ano passado, por volta desta altura, o banco público anunciou lucros de 126,1 milhões de euros, um crescimento homólogo de 85%, um resultado impulsionado pela venda de um imóvel na Rua do Ouro, em Lisboa. A apresentação acontece também depois dos lucros de 776 milhões alcanços pela CGD no ano completo de 2019.

Cotadas prestam contas aos investidores

Na bolsa de Lisboa, prossegue também a temporada de apresentação e resultados das cotadas. Esta segunda-feira é a vez da Sonae Capital, mas também da Jerónimo Martins e a informação divulgada pela dona do Pingo Doce poderá ser uma peça importante para avaliar o impacto do coronavírus no consumo e não apenas em Portugal, tendo em conta que o grupo detém também a cadeia de hipermercados Biedronka na Polónia. Em 2019, a retalhista viu os lucros caírem 14,5% em termos homólogos, para 72 milhões de euros.

OPEP dá dados sobre o petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica esta quarta-feira o relatório mensal acerca do mercado petrolífero referente a abril, um mês que ficou marcado pela queda inédita do preço da matéria-prima em Nova Iorque, para um valor próximo dos 40 dólares negativos. O relatório surge também na semana em que a Arábia Saudita anunciou a decisão de cortar ainda mais a produção da matéria-prima para combater a derrocada nos preços, numa altura de fraca procura. Desde então, o valor do barril tem vindo a recuperar nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião