Cascais vai disponibilizar testes serológicos gratuitos aos habitantes

  • ECO
  • 18 Maio 2020

Testes serológicos vão ficar disponíveis, esta semana, a mais de 200 mil habitantes de Cascais. O objetivo da autarquia é atingir os cinco mil testes semanais.

A Câmara Municipal de Cascais vai disponibilizar, a partir desta semana, testes serológicos à Covid-19 aos mais de 200 mil habitantes que vivem no município. Estes testes, desenvolvidos pela Roche Diagnósticos, vão ser executados pelos laboratórios Germano de Sousa e Joaquim Chaves Saúde, através de um acordo com a Câmara de Cascais, e contará com o apoio financeiro da Fundação Claude e Sofia Marion.

“A Câmara servirá de central de reservas e depois fazemos a descentralização para os mais de 18 laboratórios espalhados por todo o município. Além disso, teremos equipas de enfermeiros que irão a casa de alguns cidadãos, especificamente de pessoas de risco ou idosos, para fazer os testes”, explica Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, em declarações ao Canal Cascais.

O dirigente político acrescenta ainda que o objetivo inicial da Câmara Municipal é atingir os cinco mil testes serológicos por semana.

“Neste momento, temos aqui um limite de cinco mil testes por semana, o que dá um total de 20 mil testes por mês. Acreditamos que em 10 meses conseguiríamos testar toda a população de Cascais”, acrescenta o vice-presidente da autarquia.

Todo o processo de registo e marcação do teste poderá ser feito através da linha Cascais 800 203 186 ou ou em qualquer das Lojas Cascais, sendo necessário apresentar um comprovativo de residência no município.

Esta iniciativa surge após a pandemia de Covid-19 ter assolado o mundo, contando com mais 4,7 milhões de infetados e 315 mil mortos até ao momento.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cascais vai disponibilizar testes serológicos gratuitos aos habitantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião